Jardim Sensorial: subsídios para escolha das espécies e elaboração de roteiros educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14527

Palavras-chave:

Cinco Sentidos, Plantas, Educação, Aquidauana/MS

Resumo

Os jardins sensoriais são uma ferramenta importante para a educação e disseminação das ciências. Nesse ambiente, pode-se realizar atividades que estimulem os diferentes sentidos do corpo humano. Este trabalho tem como objetivo auxiliar na escolha de plantas que apresentam características apropriadas para estimular os sentidos e apresentar roteiros elaborados para explorá-las. Os resultados são apresentados em tabela contendo informações de 28 plantas e 04 roteiros educativos que poderão ser utilizados com diversos públicos, em atividades para além da percepção sensorial, podendo-se explorar o ambiente com atividades relacionadas à diversidade das plantas, biogeografia, ecologia, Educação Ambiental, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCAHUAMANI, V. et al. Evaluación y análsis histológico-comparativo de Ruta graveolens L. 2016. p.1-32. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/285661494>. Acesso em: 02 abr. 2022.

ARMAS, K.; ROJAS, J.; PEÑA, J. Caracteristicas botanicas, distribucion geografica y propiedades biologicas de varias especies del genero Tagetes L. (Asteraceae). Revista de la Facultad de Farmacia, Gale One File: Informe Académico. v. 55, n. 1, p. 26-42, 2013.

ARUMUGAM, G.; SWAMY, MALLAPPA K.; SINNIAH, U. R. Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng: botanical, phytochemical, pharmacological and nutritional significance. Molecules, v. 21, n. 4, p. 369, mar. 2016.

BIANCONI, M. L.; CARUSO, F. Educação não-formal. Ciência e cultura- temas e tendências. Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 20-20, out./dec. 2005.

BORGES, T. A.; PAIVA, S. R. Utilização do jardim sensorial como recurso didático. Revista metáfora educacional, n. 7, pág. 27-39, dez. 2009.

CAMACHO, G. S.; CUSTÓDIO, L. N.; OLIVEIRA, R. C. "Roda das Sensações": uma atividade interativa com plantas no museu. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 77-88, jan./jun. 2013.

CAMÊLO, L. C. A. et al. Caracterização morfológica e agronômica de acessos de erva-cidreira-brasileira [Lippia alba (Mill.) N. E. Br.]. Scientia Plena, v. 7, n. 5, p. 1-8, maio. 2011.

CAMPELO, M. J. A.; SANTOS, M. M. L.; SOUZA, J. S. Jardim Sensorial na UNIVASF: Um Leque de Sensações com o uso de Plantas Medicinais e Aromáticas Sensory Garden at the UNIVASF: A Range of Sensations with the use of Medicinal and Aromatic Plants. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 12, p. 118106-118119, 2021.

CEAPLA- Centro de Análise e Planejamento Ambiental. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, SP: CEAPLA, 2019. Disponível em: <https://igce.rc.unesp.br/#!/unidade-auxiliar/ceapla/jardim-sensorial>. Acesso em: 20 mar. 2022.

CHANDA, S.; RAMACHANDRA, T. V. Phytochemical and pharmacological importance of turmeric (Curcuma longa): A review. Research & Reviews: A Journal of Pharmacology, v. 9, n. 1, p. 16-23, fev. 2019.

CHIMENTTHI, B.; CRUZ, G. Jardim sensorial: um jardim deve ser possível para todos. Casa & Cia.arq, Niterói, RJ, 2007. Disponível em: <http://www.casaecia.arq.br/jardim_sensorial.htm>. Acesso em: 28 maio. 2022.

DELFINI, C.; SOUZA, V. C. Flora Fanerogâmica do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Minas Gerais, Brasil: Begoniaceae. Rodriguésia, v. 67, p. 893-903, out./dez. 2016.

ELY, V. H. M. B. et al. Jardim universal: espaço público para todos. Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia, 14., 2014 Curitiba: ABERGO, 2006.

FARIA, R. L.; JACOBUCCI, D. F. C.; OLIVEIRA, R. C. Possibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 87-104, 2011.

FERNANDES, J. M.; LOPES, C. R. A. S.; ALMEIDA, A. A. S. D. Morfologia de espécies medicinais de boldo cultivadas no Brasil. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, e42910615824, Jun. 2021.

FERREIRA, A. de A. Proposta de implantação de um jardim sensorial como ferramenta de ensino de botânica nas escolas do ensino fundamental II. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Faculdade de Educação e Artes, Universidade do Valo do Paraíba. São José dos Campos, SP.

GRANDI, T. S. M. Tratado das Plantas Medicinais: Mineiras, nativas e cultivadas.1. ed. Belo Horizonte: Adequatio Estúdio, 2014. 1204 p.

GRISI, M. C. M. et. al. Avaliação de Genótipos de Menta (Mentha spp) nas condições do Distrito Federal, Brasil. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.8, n.4, p.33-39, 2006.

HANNAN-JONES, M. A.; PLAYFORD, J. The biology of Australian weeds. 40. Bryophyllum Salisb. species. Plant Protection Quarterly, v. 17, n. 2, p. 42-57, 2002.

LEÃO, J. F. M. C. Identificação, seleção e caracterização de espécies vegetais destinadas à instalação de jardins sensoriais táteis para deficientes visuais, em Piracicaba (SP), Brasil. Ornamental Horticulture, v. 14, n. 2, p. 135-146, 2008.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais do Brasil: nativas e exóticas. São Paulo, Instituto Plantarum, 2002. 512 p.

LORENZI, H.; SOUZA, H.M. Plantas Ornamentais no Brasil: Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras, Nova Odessa, S.P., Ed. Plantarum, p.637, 1995.

LORENZI, H.; SOUZA, H.M. Plantas ornamentais do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 2000. 1088p.

MA, Y.; XINDUO, L.; ZANYING, G.; JIAN-AN, L. Leaf color and growth change of Sedum rubrotinctum caused by two commercial chemical products. HortScience, v. 54, n. 3, p. 434-444, mar. 2019.

MACHADO, E. C.; DE BARROS, D. A. Jardim sensorial: o paisagismo como ferramenta de inclusão social e Educação Ambiental. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 13, p. 142-154, 2020.

MARTINS, E. R.; CASTRO, D. M.; CASTELLANI, D. C.; DIAS, J. E. Plantas medicinais. Viçosa: UFV, 1998. 220 p.

MATOS, M. A.; GABRIEL, J. L. C.; BICUDO, L. R. H. Projeto e construção de jardim sensorial no jardim botânico do IBB/UNESP, Botucatu/SP. Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 2, p. 141-151, 2013.

MUIRURI, M. D. et al. Phytochemical and antimicrobial activity of (Crassula ovata) Jade plant on different strains of bacteria. European Journal of Medicinal Plants, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2016.

NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.04, n.1, p. 86-99, jul. 2002.

NASCIMENTO, T. M.; GRAZIANO, T. T.; LOPES, C. S. Espécies e cultivares de sanseviéria como plantas ornamentais. Ornamental Horticulture, v. 9, n. 2, p.111-119, jun. 2003.

NAUMAN C.E. 1995. Nephrolepis Schott. In: Davidse, G., Sousa, M. & Knapp, S (eds.). Flora Mesoamericana. Psilotaceae a Salviniaceae. Universidad Nacional Autónoma de México, Ciudad de México, v. 1, p. 286-289.

OSÓRIO, M. G. W. O Jardim Sensorial como instrumento para Educação Ambiental, Inclusão e Formação Humana. 2018. 68 p. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Florianópolis- SC, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192871>. Acesso em: 04 jun. 2022.

PARENTE, L. M. L.; CARNEIRO, L.M.; TRESVENZOL, L.M.F.; GARDIN, N.E. Aloe vera: características botânicas, fitoquímicas e terapêuticas. Arte Médica Ampliada, v. 33, n. 4, p. 160-164, 2013.

PEREIRA, R. de. C. A. MOREIRA, A. L. M. Manjericão: Cultivo e utilização. Documento 136. Embrapa Agroindústria Tropical. Fortaleza – CE. 2011.

K.S. PRABHU, K. S.; LOBO, R.; SHIRWAIKAR, A. A.; SHIRWAIKAR, A. Ocimum gratissimum: A review of its chemical, pharmacological and ethnomedicinal properties. The Open Complementary Medicine Journal, v. 1, p. 1-15, 2009.

ROSSETTI, C. et al. Condições de substrato e temperatura para realização do teste de germinação de sementes de Allium cepa L. e Allium fistulosum L. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, pág. 17042-17048, set. 2019.

SHAH, G. et al. Scientific basis for the therapeutic use of Cymbopogon citratus, stapf (Lemon grass). Journal of advanced pharmaceutical technology & research, v. 2, n. 1, p. 3-8, jan./mar. 2011.

SILVA, M. O. C.; LIBANO, A. Botânica para os sentidos: Preposição de plantas para elaboração de um jardim sensorial. 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES do Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2014. Disponível em:<https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6439>. Acesso em: 22 maio. 2022.

SILVA, R. M.; BOTEZELLI, L.; IMPERADOR, A. M. Trilhas interpretativas e jardins sensoriais: práticas de incentivo à dimensão crítico-dialógica da Educação Ambiental no ambiente escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 5, p. 190-202, 2022.

SILVÉRIO, P. H. B. Jardim Sensorial da UFJF, um espaço de terapia e conscientização. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais). Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG, 2017. Disponível em: <https://www.ufjf.br/ecologia/files/2018/08/dissertacao_2017_paulo_silverio.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2022.

SINGH, O. et al. Chamomile (Matricaria chamomilla L.): an overview. Pharmacognosy reviews, v. 5, n. 9, p. 82, jan./jun. 2011.

SMITH, P. G.; HEISER, C. B. Taxonomy of Capsicum sinense Jacq. and the Geographic Distribution of the Cultivated Capsicum Species. Bulletin of the Torrey Botanical Club, v. 84, n. 6, p. 413-420, nov./dez. 1957.

SOUSA, A. A. C. et al. Sinopse do gênero Acalypha L. (Euphorbiaceae) no Estado de São Paulo, Brasil. Hoehnea, v. 44, n. 3, p. 336-348, jul/set. 2017.

SOUZA, L. F. Aspectos fitotécnicos, bromatológicos e componentes bioativos de Pereskia aculeata, Pereskia grandifolia e Anredera cordifolia. 2014. 125 f. Tese (Doutorado em Fitotecnia Ênfase Horticultura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, 2014. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/110057>. Acesso em: 18 maio. 2022.

WANY, A. et al. Chemical analysis and therapeutic uses of citronella oil from Cymbopogon winterianus: A short review. International Journal of Advanced Research, v. 1, n. 6, p. 504-521, Aug. 2013.

ZHOU, Y. X. et al. Portulaca oleracea L.: a review of phytochemistry and pharmacological effects. BioMed research international, v. 2015, Article ID 925631, p. 1-12, 2015.

Downloads

Publicado

01-02-2023

Como Citar

Silva, A. de A. da, Lázaro, N. I. L., Aoki, C., & Cicalise, B. G. F. (2023). Jardim Sensorial: subsídios para escolha das espécies e elaboração de roteiros educativos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 75–93. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14527

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-10-24
Aceito: 2022-10-31
Publicado: 2023-02-01