Gamificação como componente na Educação Ambiental: desenvolvimento e aplicação a partir da Plataforma Genially©

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13688

Palavras-chave:

Desenvolvimento de jogos; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Técnico em Controle Ambiental.

Resumo

Jogos digitas vem sendo desenvolvidos como recurso complementar e auxiliar em processos de ensino, proporcionando uma aprendizagem cativante, de forma lúdica. A utilização de jogos em Educação Ambiental não é recente, porém com o desenvolvimento de recursos tecnológicos acessíveis de baixo custo, associado ao acesso aos meios digitais pelas gerações atuais, cabe aos educadores adaptarem-se a esta nova realidade. O presente artigo trata do desenvolvimento e aplicação de jogos digitais como recurso didático para Educação Ambiental. Foram desenvolvidos jogos digitais pelos alunos do terceiro ano do curso técnico em controle ambiental, sob orientação do professor da disciplina de Educação Ambiental. Os alunos responderam ao final do processo de desenvolvimento, execução e apresentação, um questionário sobre aspectos relacionados a dinâmica e o processo de ensino-aprendizagem. Assim, com a análise das respostas ao questionário aplicado, pode-se concluir que a metodologia aplicada se demonstrou positiva, com resultados que permitem afirmar que a aplicação de jogos digitais como recurso para promoção da Educação Ambiental é relevante e proporciona um aprendizado mais sólido, mais atraente e dinâmico, favorecendo a assimilação de conhecimentos, a sensibilização, mobilização e ação frente aos problemas ambientais contemporâneos.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Santos, R. P. (2023). Gamificação como componente na Educação Ambiental: desenvolvimento e aplicação a partir da Plataforma Genially©. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 228–242. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13688

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-04-10
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-02-01