As cavernas como tema interdisciplinar no ensino fundamental

Autores

  • Daniel Menin Universidade de São Paulo - USP https://orcid.org/0000-0002-1035-7033
  • Luciene Regina Paulino Tognetta Universidade Estadual Paulista
  • Denise de La Corte Bacci Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13432

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação, Cavernas

Resumo

Frente às atuais discussões globais sobre a conservação da diversidade natural, este artigo tem como objetivo relatar experiências na implementação de um projeto educativo que aborda a Espeleologia como tema gerador e suas possibilidades de diálogo com o currículo escolar do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar. O projeto educativo apoia-se nos referenciais teóricos da Geoconservação, da Educação Ambiental e da interdisciplinaridade, baseando-se na própria atividade e participação do sujeito como construtor dos conhecimentos para promover a aprendizagem. Desenvolvido em escolas públicas e particulares, para a faixa etária de 10 a 12 anos, o projeto é composto de duas fases, uma relacionada à formação continuada de professores, que aborda conceitos específicos de espeleologia, e outra na qual os estudantes desenvolvem projetos interdisciplinares relacionados ao tema das cavernas. Os resultados indicam que este projeto educativo sensibilizou os estudantes para a compreensão das diferentes áreas do conhecimento associada à espeleologia, promoveu aprendizagens significativas e contextualizadas e possibilitou o desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas, com participação efetiva dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista

    Departamento de Psicologia da Educação/ PPGEE - Faculdade de Ciências e Letras-UNESP.

  • Denise de La Corte Bacci, Universidade de São Paulo - USP

    Instituto de Geociências - IGc, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.

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Publicado

01-06-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

As cavernas como tema interdisciplinar no ensino fundamental. (2022). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 72-91. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13432