Avaliação de um processo de coprodução de conhecimento e engajamento de atores a partir de ferramentas da Educação Ambiental: práxis e ciência cidadã

Autores

  • Roseli de Freitas Ávila Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
  • Maria Angelica Toniolo Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) https://orcid.org/0000-0001-7835-3285
  • Lidiane Maciel Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
  • Evandro Albiach Branco Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) https://orcid.org/0000-0002-1132-8250

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12969

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Ciência Cidadã; Pedagogia da Práxis; Participação.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o processo formativo de um grupo de atores interessados na temática da Gestão dos Recursos Hídricos no estado de São Paulo, em especial, na Bacia do Paraíba do Sul. Tem como conceitos orientadores a pedagogia da práxis e a ciência cidadã. A metodologia é qualitativa e fundamenta-se em diferentes estratégias de pesquisa de campo. O intuito maior, além de analisar o processo formativo, é verificar a alteração da percepção ambiental dos atores participantes de um curso. Conclui-se que a experiência formativa oferecida pelo curso, fundada em metodologias participativas, produz efeitos positivos no engajamento dos atores envolvidos nos territórios de interesse.

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Biografia do Autor

Roseli de Freitas Ávila, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Mestre em Planejamento Urbano e Regional.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Ávila, R. de F., Toniolo, M. A., Maciel, L., & Branco, E. A. (2022). Avaliação de um processo de coprodução de conhecimento e engajamento de atores a partir de ferramentas da Educação Ambiental: práxis e ciência cidadã. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 371–391. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12969

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-11-23
Aceito: 2022-04-01
Publicado: 2022-06-01