Sustainability challenges: perception and participation of the school community

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12948

Keywords:

Sustainable Development, Environmental Education, Public Education, School Management

Abstract

This study aims to identify the perception and participation of school communities in the face of sustainability challenges. The research was carried out in 17 schools in the city of Guarapuava (PR, Brazil). The online questionnaire obtained 353 responses from teachers and staff. Directors of 17 colleges responded to semi-structured interviews. It was identified that the participation of school communities occurs in a passive way. The socioeconomic and cultural characteristics of each location influence how participation takes place. Identified practices are generally constituted in environmental education, being necessary to contextualize the term in an allied way with the school community.

Author Biographies

  • Fernando Stora, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

    Mestre pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Guairacá (2009), pós-graduação em Educação Física Escolar no ESAP - UNIVALE (2010). Atua como professor do quadro próprio do magistério na disciplina de Educação Física da Seed/Pr.

  • Sérgio Luis Dias Doliveira , Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). É professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), nos seguintes cursos: Graduação em Administração e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Comunitário. Áreas de atuação: Teorias da Organização, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Comunitário.

  • Carlos Alberto Marçal Gonzaga , Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

    Bacharel em Administração (Faculdade Católica de Administração e Economia - FAE, 1986). Mestre em Ciência Política (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 1994). Doutor em Engenharia Florestal (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2006). Pós-Doutorado no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa (NOVA, 2020). Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO): Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC), onde foi Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Coordenou, regionalmente, o Programa Bom Negócio Paraná (de educação em empreendedorismo). Tem experiência em gestão de recursos humanos, gestão ambiental e desenvolvimento regional. Atua com os temas: políticas públicas, planejamento governamental, commons, desenvolvimento territorial e empreendedorismo social.

  • Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017), especialização em MBA em Administração, Docência em Administração e Docência na Educação a Distância pela UniBF (2020) e mestrado em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2020). Atualmente é doutoranda pelo programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC); professora colaboradora do departamento de Administração da UNICENTRO; e técnica de ensino (intermitente) no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/IRATI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, interdisciplinaridade, teorias da administração e administração estratégica.

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Published

2022-06-01

Issue

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Artigos

How to Cite

STORA, Fernando; DOLIVEIRA , Sérgio Luis Dias; GONZAGA , Carlos Alberto Marçal; MASSUGA, Flavia. Sustainability challenges: perception and participation of the school community. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 36–56, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12948. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12948. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2021-11-17
Accepted 2022-03-14
Published 2022-06-01