Educação Ambiental: análise comparativa dos projetos pedagógicos dos cursos do ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais considerando as diretrizes educacionais

Autores

  • Paulo Henrique Marques Lutkenhaus Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-7673-5394
  • Gustavo Pereira Pessoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ibirité
  • Marco Aurélio Nicolato Peixoto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Ribeirão das Neves https://orcid.org/0000-0001-6156-9426

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12920

Palavras-chave:

Política Nacional de Meio Ambiente, Política Nacional de Educação ambiental, Base Nacional Comum Curricular, Projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de um Campus do IFMG

Resumo

A Educação Ambiental carece ser investigada nas formações dos cursos de Educação Básica brasileiros. Objetiva-se analisar como a Educação Ambiental se insere nas disciplinas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados de um campus do IFMG. Utilizou-se a “Análise Documental”, abarcando a BNCC, leis, documentos oficiais e os PPCs dos cursos supracitados. Os resultados apontaram que as disciplinas de Matemática, História, Português, Física e Filosofia não revelaram conteúdos relativos a Educação Ambiental. Conclui-se que, nos PPCs, foram observados pontos favoráveis e outros que pouco realçam a questão ambiental, podendo ser relevante uma maior integração interdisciplinar da Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Gustavo Pereira Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ibirité

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). É especialista em Educação Ambiental pelo CEPEMG (2006). Mestre em Gestão Social, Educação e desenvolvimento local no Centro Universitário UNA (2010) e Doutor em Educação pela PUC-Minas (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ibirité. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT do IFMG no Campus Ouro Branco.

Referências

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Lutkenhaus, P. H. M., Pessoa, G. P., & Peixoto, M. A. N. (2022). Educação Ambiental: análise comparativa dos projetos pedagógicos dos cursos do ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais considerando as diretrizes educacionais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 329–348. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12920

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-11-03
Aceito: 2022-01-27
Publicado: 2022-04-01