Educação Ambiental: um relato de experiência na Comunidade Indígena assuriní, município de Tucuruí (PA)

Autores

  • Aline Furtado Louzada Universidade Federal do Pará
  • Danubya dos Santos Silva https://orcid.org/0000-0001-5597-8186
  • Raiane Contente de Souza Universidade Federal do Pará
  • Wendrya Gabriela Alves da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12744

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Ensino Não-Formal; Saber Ambiental indígena; Resíduos Sólidos; Política Pública.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é relatar as experiências vivenciadas nas ações de resíduos sólidos realizadas pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental (GEA-CAMTUC), projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, Campus Tucuruí, na comunidade indígena Assuriní do Trocará, no ano de 2019. O estudo evidenciou que a Educação Ambiental no ensino não formal atrelada aos saberes ambientais indígenas é fundamental para a mitigação de impactos relacionados à saúde e ao saneamento básico, aos quais o povo Assuriní tem sido submetido durante seus processos de deslocamentos.

Biografia do Autor

  • Aline Furtado Louzada, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental (UFPA/NAEA).

  • Danubya dos Santos Silva

    Engenheira Sanitarista e Ambiental.

  • Raiane Contente de Souza, Universidade Federal do Pará

    Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental.

  • Wendrya Gabriela Alves da Silva, Universidade Federal do Pará

    Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental.

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Publicado

01-02-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Educação Ambiental: um relato de experiência na Comunidade Indígena assuriní, município de Tucuruí (PA). (2022). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 28-53. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12744
Recibido 2021-09-24
Aprovado 2021-11-22
Publicado 2022-02-01