Práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Escola Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo em Ilhéus (BA)

Autores

  • Matheus Bezerra de Oliveira Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Angela Maria Garcia Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12365

Palavras-chave:

Educação Indígena; Legislação educacional; Meio Ambiente; Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo maior da Educação Ambiental (EA) é fomentar a conservação da biodiversidade, considerando também a autorrealização individual, social e comunitária. Com a pesquisa que resultou nesse trabalho, objetivou-se identificar como se dão as práticas pedagógicas de Educação Ambiental no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo em Ilhéus (BA). Aplicou-se uma metodologia qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, por meio da Matriz de Indicadores de Educação Ambiental para Avaliação da Sustentabilidade Socioambiental na Escola, no intento de produzir um estudo de caso da Educação Ambiental Indígena na escola Destaque-se que no decorrer da pesquisa percebeu-se que a EA existente na escola possui importantes saberes e práticas que precisam ser valorizadas e que podem inclusive serem replicadas em outras escolas e assim contribuir para implementação de uma EA crítica, transversal e continuada.

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Publicado

01-12-2021

Como Citar

Oliveira, M. B. de, Costa-Pinto, A. B., & Maria Garcia, A. (2021). Práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Escola Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo em Ilhéus (BA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(6), 517–536. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12365

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-06-30
Aceito: 2021-08-10
Publicado: 2021-12-01