A educação e a comunicação ambiental transformadora: abordagens, diretrizes e práticas na gestão de bacias hidrográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12123

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Comunicação Ambiental, Bacias hidrográficas

Resumo

A distância temporal dos problemas ambientais, aliada aos efeitos abstratos em um primeiro momento dos impactos ambientais que não afetam diretamente as pessoas, provoca dificuldades para o despertar de uma consciência ecológica e um comportamento pró-ambiental. Para isso, os campos de estudo da Educação Ambiental e da comunicação ambiental poderão auxiliar as pessoas no sentido de despertar para novos comportamentos e compreensões do mundo. Assim, o objetivo desse artigo é identificar e contribuir com práticas, diretrizes e ações que envolvem a educação e a comunicação ambiental em bacias hidrográficas, sob a ótica e opiniões de integrantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Tietê – Jacaré (CTEA-TJ).

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Biografia do Autor

Vinicius Perez Dictoro, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando do Programa de Ciências Ambientais, Departamento de Ciências Ambientais. Áreas de Gestão Ambiental, conservação da água, gestão da água, Educação Ambiental, ambiente e sociedade.

Frederico Yuri Hanai, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Docente do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus São Carlos-SP, no Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e nos Cursos de Mestrado e de Doutorado (credenciado como orientador permanente) no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar. Possui pós-doutorado pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (ICTA/UAB) e pós-doutorado pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), é Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Mestre em Hidráulica e Saneamento, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, Engenheiro pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua no ensino de graduação e pós-graduação, em projetos de extensão universitária e desenvolve pesquisas científicas nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas, Gestão da Água, Conservação da Água, Sustentabilidade, Indicadores, Percepção, Sensibilização e Comunicação Ambiental.

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Publicado

01-12-2021

Como Citar

Dictoro, V. P., & Hanai, F. Y. (2021). A educação e a comunicação ambiental transformadora: abordagens, diretrizes e práticas na gestão de bacias hidrográficas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(6), 104–124. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12123

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-10
Aceito: 2021-08-03
Publicado: 2021-12-01

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