O SNUC, a produção do conhecimento e ação relativas ao uso público e Educação Ambiental no Brasil (2014-2020)?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11989

Palavras-chave:

Uso Público de Áreas Protegidas; Educação Socioambiental; Conhecimento e Gestão de Ecossistemas Regionais

Resumo

Este trabalho vem apresentar uma pesquisa multidisciplinar sobre a produção do conhecimento e ações de Educação Ambiental-EA vinculados ao uso público em unidades de conservação-UCs no Brasil, no período de 2014-2020, e discutir a relevância dessas práticas como estratégia de educação socioambiental 20 anos depois da instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa exploratória para coleta e pré-seleção do material. Os resultados obtidos demonstram que, com notáveis exceções de protagonismo local, as ações relatadas revelaram a fragilidade da regulamentação do uso público das UCs, a carência programas de visitação e linhas de atuação estruturadas em EA, não configurando uma política pública de democratização do uso público de áreas protegidas.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Deuner, J. K. (2022). O SNUC, a produção do conhecimento e ação relativas ao uso público e Educação Ambiental no Brasil (2014-2020)?. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 247–270. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11989

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-04-09
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01