Análises de pesquisas sobre práticas de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11887

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Recursos Hídricos; Pesquisas.

Resumo

O presente trabalho objetivou caracterizar e discutir os artigos científicos produzidos de 2015 a 2019 que analisaram ações de Educação Ambiental voltadas aos recursos hídricos. Foi realizada uma pesquisa documental do tipo “estado da arte” utilizando-se como base de dados o Portal de Periódicos da Capes. Como resultado, conclui-se que faltam pesquisas sobre ações de Educação Ambiental voltadas aos recursos hídricos e é necessário repensar as práticas de ação ambiental voltadas a essa temática a partir de uma visão crítica, sendo que a abordagem do conceito de bacia hidrográfica tem um papel importante nesses processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Instituto Florestal e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação pela UNESP de Rio Claro (2011) e doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada ESALQ/CENA - USP (2018). É especialista ambiental do Instituto Florestal lotada na Estação Experimental de Tupi (Piracicaba-SP) e atua na área de educação ambiental em áreas protegidas, com o desenvolvimento de pesquisas científicas, projetos de intervenção, cursos de formação de professores e materiais educativos. Participa do Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA/ESALQ/USP e do Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa - GEDePE/ESALQ/USP. É Secretária Executiva do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi e membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ e do GT de Áreas Protegidas destes comitês.

Referências

BOAS, T. J. R. V. et al. O estado da arte de metodologias da produção científica sobre a formação do professor do ensino de ciências com enfoque CTS. Revista REAMEC, Cuiabá, MT, v. 6, n. 1, jan/jun 2018, p. 65-85.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, art. 225, 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 23 jan. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9433.htm>. Acesso em: 23 fev. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr/1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 23 fev. 2021.

CAPES. Institucional: missão e objetivos. Portal de periódicos CAPES, 2020. Disponível em: <https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_ pinstitucional&Itemid=104>. Acesso em: 20 fev. 2020.

CHACON-PEREIRA, A. et al. Educação Ambiental na gestão de recursos hídricos baseada no modelo de licenciamento ambiental. Revista de Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPR, v. 49, p.36-59, dez/2018.

CNRH - CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS. Resolução n. 98, de 26 de março de 2009. Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação, o desenvolvimento de capacidades, a mobilização social e a informação para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2009. Disponível em: <https://cnrh.mdr.gov.br/resolucoes/902-resolucao-cnrh-n-98-de-26-de-marco-de-2009/file>. Acesso em: 04 mar. 2021.

FARAGE, J. A. P. Influência do uso e da ocupação do solo na qualidade da água e capacidade autodepurativa do rio Pomba. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Estadual de Viçosa, Minas Gerais, 2009.

GANGA, G. M. D. Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): um guia prático de conteúdo e forma. São Carlos: UAB-UFSCar, p. 383, 2011. Disponível em: <http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/handle/123456789/2780>. Acesso em: 20 jun. 2020.

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.3, p. 143-157, dez. 2009.

KAWASAKI et al. A pesquisa em Educação Ambiental nos EPEAs (2001-2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos. Pesquisa em Educação Ambiental. v. 4, n. 2, p. 147-163, 2009.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. D. C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.

OLIVEIRA, A. N.; DOMINGOS, F. O.; COLASANTE, T. Reflexões Sobre as Práticas de Educação Ambiental em Espaços de Educação Formal, Não-Formal e Informal. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.15, n.7, p. 09-19, 2020.

OLIVEIRA, H. T. Potencialidades do Uso Educativo do Conceito de Bacia Hidrográfica em Programas de Educação Ambiental. In: SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. Conceitos de Bacias Hidrográficas: Teorias e Aplicações. Bahia: Editus, 2002. p. 125-138. Disponível em: <https://ecoa.org.br/conceitos-de-bacias-hidrograficas-teorias-e-aplicacoes/> . Acesso em: 10 fev. 2021.

PALMIERI, M. L. B. Os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas brasileiras: análise de dissertações e teses. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.

PALMIERI, M. L. B.; MASSABNI, V. G. As contribuições das visitas em áreas protegidas para a educação escolar. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v.3, p. 1-18, 2020.

PIRES, J. S. R.; SANTOS, J. E; DEL PRETTE, M. E. A Utilização do Conceito de Bacia Hidrográfica para a Conservação dos Recursos Naturais. In: SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. Conceitos de Bacias Hidrográficas: Teorias e Aplicações. Bahia: Editus, 2002. p. 17-35. Disponível em: <https://ecoa.org.br/conceitos-de-bacias-hidrograficas-teorias-e-aplicacoes/>. Acesso em: 10 fev. 2021.

Downloads

Publicado

01-02-2022

Como Citar

Daneluzzi, N. S., & Palmieri, M. L. B. (2022). Análises de pesquisas sobre práticas de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 289–299. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11887

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-03-16
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.