Análise exploratória a partir de narrativa de vida: engajamento e crítica às metodologias pedagógicas em projeto de Educação Ambiental na Bacia de Campos (RJ)

Autores

  • Lilian Sagio Cezar Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Mônica do Nascimento Brito Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro https://orcid.org/0000-0001-7442-6942

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11884

Palavras-chave:

Licenciamento Ambiental. Educação Ambiental. Metodologia Pedagógica

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte, que é uma medida de mitigação ambiental exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzida pelo IBAMA. Descrevemos e analisamos o papel das metodologias pedagógicas empregadas nos processos de educação não formal, na vertente da Educação Ambiental Crítica, promovidas pelo PEA Pescarte na Bacia de Campos, RJ. Para tanto se procedeu pesquisa social qualitativa de cunho exploratório a partir do estabelecimento de diálogo e interlocução em profundidade com uma pescadora eleita pela comunidade para ser representante da pesca artesanal junto aos processos educativos do PEA Pescarte. Cotejamos as informações sobre a participação de nossa interlocutora nos processos formativos às suas narrativas sobre sua trajetória de vida, buscando explicitar e correlacionar os resultados por ela obtidos diante da proposta pedagógica assentada no diálogo e na análise crítica da realidade, na escuta sensível, manutenção da mobilização diária e nas formações coletivas enquanto importantes metodologias que proporcionam tanto ao grupo da pesca artesanal, em especial as mulheres, quanto aos educadores, um aprofundamento de conhecimentos e fortalecimento nos processos educativos.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Cezar, L. S., & Brito, M. do N. (2022). Análise exploratória a partir de narrativa de vida: engajamento e crítica às metodologias pedagógicas em projeto de Educação Ambiental na Bacia de Campos (RJ). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 405–417. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11884

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-03-15
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01