Educação Ambiental: uma discussão centrada na Carta da Terra e no design participativo

Autores

  • Josiane Marlise Theis de Aguirre IFPR - Instituto Federal do Paraná e UEM - Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0001-5904-6175
  • Mara Rubia Theis IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-7206-6197
  • Marli Teresinha Everling UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville
  • Máriam Trierveiler Pereira IFPR - Instituto Federal do Paraná
  • José Francisco Peligrino Xavier UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11816

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Educação Maker; Design for Change; Ética; Sustentabilidade.

Resumo

O desenvolvimento sustentável envolve questões socioambientais, além de conceitos de justiça, paz e ética. Este artigo tem por objetivo propor associações de conhecimentos da Educação Ambiental (EA) à área do Design e Educação, centrados nos conteúdos propostos na Carta da Terra, com relatos de experiências educacionais utilizando o design participativo no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados revelaram que a discussão sobre a  Carta da Terra e o design participativo contribuem para a expansão das ações educacionais dos coautores tanto em atividades pedagógicas quanto de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIRRE, J.M.T.; THEIS, M.R.; PEREIRA, M.T.; EVERLING, M.T. A Educação Ambiental: probabilidades de mediação entre a desigualdade e a justiça social. In: II SUSTENTARE e V WIPIS (Workshop Internacional sobre Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos). Anais […] Campinas: PUC-CAMPINAS, 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/2_sustentare_5_wipis/306512-a-educacao-ambiental--probabilidades-de-mediacao-entre-a-desigualdade-e-a-justica-social/. Acesso em: 2 fev. 2021.

ARENDT, H. A condição humana. 13. ed. São Paulo: Editora Forense. 2016.

BACICH, L.; HOLANDA; L. STEAM: integrando as áreas para desenvolver competências. In: BACICH, L.; HOLANDA; L. (org). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BOFF, L.. Ética & ecologia: desafios do século XXI. Congresso da Amfac 2012. Rio de Janeiro, 2012. vídeo: 14’53. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DuW_JyTCFik>. Acesso em: 6 fev. 2021.

BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking. In: Design Issues. Volume 8. Primavera. 1992. Disponível em: shorturl.at/cuyLM. Acesso em: 10 jan. 2021.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2012.

CAPRA, F.; LUISI, P.L. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.

CARTA DA TERRA. A carta da Terra. 2000. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.com.br/prt/Principios_Carta_da_Terra.pdf>. Acesso em 10 fev. 2021.

CORTELLA. M.S. Educação, convivência e ética: audácia e esperança. São Paulo: Cortez, 2015.

CORTELLA, M.S. Filosofia: e nós com isso?. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

CROSS, N. Desenhante: pensador do desenho. Santa Maria: Editora sCHDs, 2004.

EVERLING, M.T.; THEIS, M.R.; SANTOS, F.M.; CECYN, L.C.C.; RODRIGUES, R.; LaFRONT, R. Design, participação e engajamento como estratégias para qualificar relações de uso em abordagens de design no âmbito do Projeto ETHOS. São Paulo: Blucher, 2018, p. 178-192. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-16. Acesso em 22 jan. 2021.

GADOTTI, M. A Carta da Terra na educação. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010. Disponível em: <http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/2812>. Acesso em: 22 jan. 2021.

GADOTTI, M. A ecopedagogia como pedagogia apropriada ao processo da Carta da Terra. In: Histórias de aprender-e-ensinar para mudar o mundo: projeto jovem cidadão amigo da natureza - PJCAN. Paulínia: Instituto Bioma; 2007.

INSTITUTO CARANGUEJO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em <https://www.caranguejo.org.br>. Acesso em: 22 jan. 2021.

FREIRE, P. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

JONAS, H. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC-RIO. 2006.

LEE, J.J. Against method: the portability of method in human-centered design. Helsinki: Aalto University, 2012. Disponível em: <https://shop.aalto.fi/media/filer_public/81/2d/812d6f0d-9aa5-43e1-8e05-56c7a10e3ae1/jjlee.pdf>. Acesso em 18 dez. 2021.

MARTINS, C.H.B. Pobreza, meio ambiente e qualidade de vida: indicadores para o desenvolvimento humano sustentável. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 171-188, dez. 2002.

SANTA ROSA, J.G.; MORAES, A. Design participativo, técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2012.

OLIVEIRA, A. N.; DOMINGOS, F.O.; COLASANTE, T. (2020). Reflexões sobre as práticas de Educação Ambiental em espaços de educação formal, não-formal e informal. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v.15, n.7), p.9-19, 2020.

PEREIRA, M.T. Aplicação da metodologia STEAM no ensino e aprendizagem de Química e Gestão Ambiental. In: PURIFICAÇÃO, M. M; OLIVEIRA, E. S. A.; LIMA NETTO, A. M. (org.) Processos de organicidade e integração da educação brasileira 5. Ponta Grossa: Atena, 2020.

SANDERS, E.B.N. From user-centered to participatory design approaches. In: FRASCARA, J. (ed). Design and the social sciences. Taylor & Francis Books Limited, 2002.

SETHI, K.B. Kiran Bir Sethi ensina crianças a se encarregarem. Palestra proferida no TED Talks, Índia, nov. 2009. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/kiran_sethi_kids_take_charge?language=pt-br#t-3305>. Acesso em: 26 jan. 2021.

SOSTER, T. S. Revelando as essências da educação maker: percepções das teorias e das práticas. Tecnologias, sociedade e conhecimento, v. 7, n. 2, dez. 2020.

WDO. World Design Organization. 2017. Disponível em <https://wdo.org/>. Acesso em: 18 dez. 2021.

Downloads

Publicado

01-02-2022

Como Citar

Aguirre, J. M. T. de, Theis, M. R. ., Everling, M. T. ., Pereira, M. T., & Xavier, J. F. P. (2022). Educação Ambiental: uma discussão centrada na Carta da Terra e no design participativo. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 107–127. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11816

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-02-25
Aceito: 2021-11-30
Publicado: 2022-02-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)