“Mas eles só constroem coisas!”: Educação Ambiental Crítica para o curso Técnico Integrado em Edificações

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DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11671

Palavras-chave:

Sequência Didática, CTS, Ensino Médio Integrado

Resumo

A Educação Ambiental é uma valiosa dimensão do processo educativo no enfrentamento à problemática ambiental. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática no ensino de Meio Ambiente para estudantes de um curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, pautada na Educação Ambiental Crítica e pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Foi desenvolvida, portanto, uma intervenção pedagógica, envolvendo análise documental, observação direta durante as aulas e análise de questionários. Com este estudo de caso, então, foi possível observar que a sequência didática se mostrou capaz de proporcionar discussões relevantes a respeito das questões ambientais, originando reflexões a partir de problemas sociais vivenciados pelos estudantes em seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Amanda Coelho Honório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2009 e 2014, respectivamente), mestra em Educação Profissional e Tecnológica (2019) pelo programa PROFEPT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Honório, A. C., Leite, R. C. M., & Lima, J. Q. (2021). “Mas eles só constroem coisas!”: Educação Ambiental Crítica para o curso Técnico Integrado em Edificações. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 185–206. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11671

Edição

Seção

Relatos de Experiências