O debate como ferramenta para discussão sobre o aquecimento global em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11667

Palavras-chave:

Debate, Ciências, Aquecimento Global

Resumo

Foi proposto um debate para alunos do 9º ano de um colégio público do Estado do Paraná. Neste debate, os alunos foram divididos em dois grupos antagônicos, sendo que um deles foi responsável por defender que o aquecimento global é causado pelos humanos e o outro por argumentar que ele possui causas naturais. O debate mostrou uma grande deficiência dos alunos em criar argumentos e contra-argumentos, e destacou a importância de exercitar esse tipo de ação. Porém, essa ferramenta se mostrou efetiva na discussão do tema, visto que os alunos tiveram contato com os dois lados e no fim formularam suas próprias conclusões acerca do tema e ainda foram capazes de propor medidas para a diminuição do aquecimento global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVELINO, J. V. M; DOMINGUES, S. C. Aquecimento Global e a Educação Física: A conscientização a partir da corrida de orientação. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 15, n. 7, p. 20-32, 2020.

BARBOSA, L. G. D. C.; LIMA, M. E. C. C.; MACHADO, A. H. Controvérsias sobre o aquecimento global: Circulação de vozes e de sentidos produzidos em sala de aula. Revista Ensaio. v. 14, n. 01, p. 113-130, 2012.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Efeito Estufa e Aquecimento Global. <http://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global>. Com acesso em: 05/12/2018.

DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J.; Establishing the Norms of Scientific Argumentation in Classrooms. Science Education. n. 84, p. 287-312, 2000.

FEARNSIDE, P. M. A vazante na Amazônia e o aquecimento global. Ciência Hoje. v. 38, n. 231, p. 76-78, 2006.

FREITAS, D.; VILLANI, A.; ZUIN, V. G.; REIS, P.; OLIVEIRA, H. T. A natureza dos argumentos na análise de temas controversos: estudo de caso na formação de pós-graduandos numa abordagem CTS. In: Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares, 3., 2006. Braga, Portugal. Anais do III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Braga, Portugal, 2006.

HOEGH-GULDBERG, D. JACOB, M. TAYLOR, M. BINDI, S. BROWN, I. CAMILLONI, A. DIEDHIOU, R. DJALANTE, K. EBI, F. ENGELBRECHT, J. GUIOT, Y. HIJIOKA, S. MEHROTRA, A. PAYNE, S.I. SENEVIRATNE, A. THOMAS, R. WARREN, G. ZHOU. Impacts of 1.5°C global warming on natural and human systems. In: MASSON-DELMOTTE, P. ZHAI, H. O. PÖRTNER, D. ROBERTS, J. SKEA, P.R. SHUKLA, A. PIRANI, W. MOUFOUMA-OKIA, C. PÉAN, R. PIDCOCK, S. CONNORS, J. B. R. MATTHEWS, Y. CHEN, X. ZHOU, M. I. GOMIS, E. LONNOY, T. MAYCOCK, M. TIGNOR, T. WATERFELD (eds.). Global warming of 1.5°C: An IPCC Special Report on the impacts of global warming of 1.5°C above pre-industrial levels and related global greenhouse gas emission pathways, in the context of strengthening the global response to the threat of climate change, sustainable development, and efforts to eradicate poverty. IPCC, p. 175-311, 2019.

JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M. P; CASTRO, C. R; PÉREZ, V. A; Argumentación en el laboratorio de Física. Atas do VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Florianópolis, 1998.

KHAPRE, A.; JAISWAL, A.; RENA, R.; KUMAR, S. Utilizing the Greenhouse Effect as a Source to Produce Renewable Energy. CSIR-National Environmental Engineering Research Institute, Nagpur, India, 2019.

LI, Y.; SHANG, J; ZHANG, C.; ZHANG, W.; NIU, L.; WANG, L.; ZHANG, H. The role of freshwater eutrophication in greenhouse gas emissions: A review. Science of The Total Environment. v. 768, p. 144582, 2021.

MENDONÇA, F. Aquecimento global e saúde: uma perspectiva geográfica – notas introdutórias. Terra Livre. v. 1, n. 20, p. 205-211, 2003.

MENDONÇA, F. Aquecimento Global e suas manifestações regionais e locais: alguns indicadores da região sul do Brasil. Revista Brasileira de Climatologia. v. 2., p. 71-86, 2006.

MILAZZO, A. D. D.; CARVALHO, A. B. F Uma relação entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 1, n. 2, p. 107-120, 2008.

MOLION, L. C. B. Aquecimento Global: Uma visão crítica. Revista Brasileira de Climatologia. v. 1, p. 7-24, 2008.

MYHRE, G.; SHINDELL, D.; BRÉON, F.-M.; COLLINS, W.; FUGLESTVEDT, J.; HUANG, J.; KOCH, D.; LAMARQUE, J.-F.; LEE, D.; MENDOZA, B.; NAKAJIMA, T.; ROBOCK, A.; STEPHENS, G.; TAKEMURA, T.; ZHANG, H. Anthropogenic and Natural Radiative Forcing. In: STOCKER, T.F.; QIN, D.; PLATTNER, G.-K.; TIGNOR, M.; ALLEN, S.K.; BOSCHUNG, J.; NAUELS, A.; XIA, Y.; BEX, V.; MIDGLEY, P.M. (eds.). Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, p. 659-740, 2013.

OPPENHEIMER, M., M. CAMPOS, R. WARREN, J. BIRKMANN, G. LUBER, B. O’NEILL, AND K. TAKAHASHI. Emergent risks and key vulnerabilities. In: FIELD, C.B., V.R. BARROS, D.J. DOKKEN, K.J. MACH, M.D. MASTRANDREA, T.E. BILIR, M. CHATTERJEE, K.L. EBI, Y.O. ESTRADA, R.C. GENOVA, B. GIRMA, E.S. KISSEL, A.N. LEVY, S. MACCRACKEN, P.R. MASTRANDREA, AND L.L. WHITE (eds.). Climate Change 2014: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Part A: Global and Sectoral Aspects. Contribution of Working Group II to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, p. 1039-1099, 2014.

PEREZ, D. M.; REBECHI, D.; AZEVEDO, K. L.; SCHREINER, P. G.; MATTIA, R. C; SLOWIK, R.; OLIVEIRA, O. B. Temas polêmicos e a argumentação de Estudantes do Curso de Ciências Biológicas. Revista Ensaio. v. 13, n. 02, p. 135-150, 2011. https://doi.org/10.1590/1983-21172011130209.

REIS, P. A discussão de assuntos controversos no ensino das Ciências. Inovação, n. 12, p. 107-112, 1999.

SADLER, T. D; FOWLER, S. R. A Threshold Model of Content Knowledge transfer for Socioscientific Argumentation. Science Education, v. 90, n. 6, p.986-1004, 2006.

Downloads

Publicado

01-06-2021

Como Citar

Gimenez Buzo, M. (2021). O debate como ferramenta para discussão sobre o aquecimento global em sala de aula. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 117–125. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11667

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-01-19
Aceito: 2021-02-01
Publicado: 2021-06-01