Jogo Animacards Caatingueiros: conhecendo os animais vertebrados da Caatinga e entendendo sua importância

Autores

  • Jéssica Gouveia Lira Universidade de Pernambuco (UPE) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA)
  • Elâine Maria Santos Ribeiro Universidade de Pernambuco (UPE) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA)
  • Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima Universidade de Pernambuco (UPE) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.11450

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Educação Ambiental; Aprendizagem; Semiárido; Fauna.

Resumo

A fauna da Caatinga possui animais que estão ameaçados por ações antrópicas como a caça e desmatamento. O emprego de estratégias de Educação Ambiental na escola pode contribuir para valorização e conservação da fauna. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático para abordagem da fauna de vertebrados da Caatinga.  O jogo Animacards Caatingueiros inclui o perfil de 20 espécies de animais vertebrados terrestres da Caatinga, levando em consideração a vulnerabilidade e atratividade dessas espécies. Animacards Caatingueiros é um recurso didático para uso em sala de aula que contribui para a construção da consciência ambiental sobre a importância de conservação desses animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, U.P. et al. Caatinga revisited: ecology and conservation of an important seasonal dry forest. Scientific World Journal, v. 205182, p. 1-18, 2012.
ALVES, L.R.G.; MINHO, M.R.S.; DINIZ, M.V.C. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L.M.; ULBRICHT, V.R.; BATISTA, C.R.; VANZIN,T. (org.). Gamificação na Educação. São Paulo: Editora Pimenta Café, 2014.
AZEVEDO, M.E.O.; OLIVEIRA, M.C.A.; LIMA D.C. A zoologia no ensino médio de escolas estaduais do município de Itapipoca, Ceará. Revista da SBEnBio, v. 3, n. 9, p. 6143-6154, 2016.
BARROS, J.D.; ORTOLANO, S.M.C.M.; FUJIHARA, R.T. Zoo Cards - o super trunfo animal: um jogo didático como ferramenta para o ensino no zoológico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 4, p. 145-155, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, v. 32, 2002.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Portaria nº 444 de 17 de dezembro de 2014. Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. 2014.
BREDA, T.V.; PICANÇO, J.L. A educação ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. 2, 2011, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG/IESA/NUPEAT, 2011.
CORREIA, R.C.; KILL, L.H.P.; MOURA, M.S.B.; CUNHA, T.J.F.; JESUS JÚNIOR, L.A.; ARAÚJO, J.L.P. A região semiárida Brasileira. In: VOLTOLINI, T.V. (Org.). Produção de caprinos e ovinos no Semiárido. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
FARDO, M.L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 11, n. 1, 2013.
FREIRE, N.C.F.; PACHECO, A.P. Uma abordagem geoespacial e espectro-temporal da degradação ambiental no Bioma Caatinga na região de Xingó, Brasil. Ciência & Trópico, v. 41, n. 2, 2017.
GARDA, A.A.; LION, M.B.; LIMA, S.M. Q.; MESQUITA, D.O.; ARAÚJO, H.F.P.; NAPOLI, M.F. Os animais vertebrados do bioma caatinga. Ciência e Cultura, v. 70, n.4, p. 29-34. 2018.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Papirus, 2003.
ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I. Brasília: ICMBio/MMA, 2018.
IUCN - International Union for Conservation of Nature. IUCN Red List categories and criteria: version 3.1. IUCN Species Survival Commission. 2001.
IUCN, International Union for Conservation of Nature. Guidelines for Application of IUCN Red List Criteria at Regional and National Levels: Version 4.0. IUCN, 2012.
JÖTTEN. M.; CAMARA. A.E. Kapi`wara: um jogo de tabuleiro cooperativo ecológico-pedagógico sobre o Rio Pinheiros e suas capivaras. Design & Tecnologia, v. 13, p. 110–122, 2017.
LEAL, I. R.; TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. Ecologia e conservação da Caatinga. Recife: Editora Universitária UFPE, 2003.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.
MENEZES, I.S.; FREITAS, S.H.S.; CARA, P.A.A.; COUTO-SANTOS, A.P.L. Jogo didático como ferramenta para a Educação Ambiental no município de Itapetininga (BA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 5, p. 19-29, 2016.
NORMAN, R.S.S.; SEVERIANO, J.S. Educação Ambiental e aves da Caatinga: a construção do conhecimento através de atividades práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 3, p. 42-57, 2018.
PRESTI, F. T.;ALMEIDA, T.A.; SILVA, G.F.; SILVA, H.E.; CONRADO, L.P.; CESPEDE, L.; RODRIGUES, T.M.; BARBIRATO, M.; WASKO, A.P. Conhecendo a arara-azul-grande: confecção e aplicação de um jogo didático como parte das ações de Educação Ambiental visando a conservação da espécie. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 12, n. 2, p. 259-273, 2017.
ROMANO, C.G.; CARVALHO, A.L.; MATTANO, I.D.; CHAVES, M.R.M.; ANTONIASSI, B. Perfil químico: um jogo para o ensino da tabela periódica. Rev. Virtual Quim., v. 9, n. 3, p. 1235-1244, 2017.
SILVA, J.M.C.; LEAL, I.R.; TABARELLI, M. Caatinga: The Largest Tropical Dry Forest Region in South America. Springer, p. 577. 2017.
TABARELLI, M.; LEAL, I.R.; SCARANO, F.R.; SILVA, J.M.C. Caatinga: legado, trajetória e desafios rumo à sustentabilidade. Ciência e Cultura, v. 70, n. 4, p. 25-29, 2018.
VIVIANI, D.; RODRIGUES, E.A.; EBERT, L. A. O estudo das aves: uma proposta diferenciada para a promoção da educação ambiental. Revista Maiêutica, v. 4, n. 1, p. 115-134, 2016.

Downloads

Publicado

28-11-2020

Como Citar

Lira, J. G., Ribeiro , E. M. S., & Lima, R. L. F. de A. (2020). Jogo Animacards Caatingueiros: conhecendo os animais vertebrados da Caatinga e entendendo sua importância. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(6), 99–118. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.11450
Recebido: 2020-11-27
Publicado: 2020-11-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)