Apresentação desta Edição Especial sobre Educação Ambiental na Caatinga: aprendendo o valor da Biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos no ensino escolar

Autores

  • Elâine Maria Santos Ribeiro Universidade de Pernambuco (UPE) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA)
  • Regina Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima Universidade de Pernambuco (UPE) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA)

Palavras-chave:

não há

Resumo

Visando auxiliar o enfrentamento do desafio, que é desconstruir a imagem de ecossistema pobre em biodiversidade e inóspito, que, por muito tempo, foi atribuída à Caatinga é que nasceu a proposta de construção de recursos didáticos no contexto do projeto “Aprendendo sobre o valor da biodiversidade da Caatinga e seus serviços ecossistêmicos no ensino escolar”, o qual foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco - FACEPE (APQ - 0177-2.05/18). Os temas abordados no âmbito desse projeto abrangeram de forma ampla a biodiversidade da Caatinga, especificamente a flora, a micota, a fauna, as relações planta-animal e seus serviços ecossistêmicos. Essa proposta teve como objetivo a produção de kits educacionais voltados para a divulgação científica de conhecimentos relacionados ao valor da biodiversidade da Caatinga e seus serviços ecossistêmicos, tendo como público alvo alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio. Ela foi desenvolvida no âmbito da disciplina Educação Ambiental para a Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e sendo uma estratégia de metodologia ativa. Nesse sentido, foram desenvolvidos recursos lúdicos como jogos de tabuleiro, jogos musicais, cartilha, sequência didática e trilha de gamificação que apoiem o professor do ensino básico na abordagem da biodiversidade da Caatinga e seus serviços ecossistêmicos. No caminho de realização dessa proposta, unimos várias forças criativas e de trabalho da Universidade de Pernambuco (UPE), graduandos da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Petrolina, mestrandos e docentes do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Essa união trouxe uma imensa riqueza aos produtos desenvolvidos e a certeza de que a nossa contribuição será efetiva para a transformação de visões e valores sobre a biodiversidade da Caatinga. Os trabalhos estão sistematizados na forma de artigos, e publicados nesse número especial da Revista Brasileira de Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Não há

Downloads

Publicado

28-11-2020

Como Citar

Ribeiro , E. M. S., & Lima, R. R. L. F. de A. (2020). Apresentação desta Edição Especial sobre Educação Ambiental na Caatinga: aprendendo o valor da Biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos no ensino escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(6), 1–3. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11444
Recebido: 2020-11-27
Publicado: 2020-11-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.