A interdisciplinaridade da Educação Ambiental nas práticas educacionais de uma escola de ensino fundamental em Contagem (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11324

Palavras-chave:

Escola pública, Currículo, Saber ambiental

Resumo

O estudo avalia como a Educação Ambiental é abordada em uma escola pública de Contagem (MG), com foco na distância entre teoria e prática e nos desafios que gestor e professores enfrentam no que se refere a sua essência interdisciplinar. A pesquisa foi baseada em três etapas: i) análise documental dos currículos e do Plano Político e Pedagógico da escola; ii) aplicação de questionários; iii) avaliação visual da utilização dos espaços físicos escolares para tratar as questões ambientais. Os resultados apontam que a Educação Ambiental é abordada de forma superficial. A falta de capacitação do corpo docente e do gestor para desenvolver trabalhos relacionados a este tema, como determina a legislação, destaca-se como fator complicador.

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Biografia do Autor

Jeciane Cristina Procópio, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité.

Kelly Cristina do Vale, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Bióloga, mestre em Ensino de Ciências, doutora em Educação. Professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité.

Cristiane Freitas de Azevedo Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, mestre e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do EStado de Minas Gerais - Unidade Ibirité.

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

Procópio, J. C., Vale, K. C. do, Costa, F. de J., & Barros, C. F. de A. (2021). A interdisciplinaridade da Educação Ambiental nas práticas educacionais de uma escola de ensino fundamental em Contagem (MG). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 301–315. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11324

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-10-25
Aceito: 2021-03-11
Publicado: 2021-06-01