Livros didáticos do ensino médio e o conhecimento escolar sobre mudanças climáticas

Autores

  • Luciane Cortiano Liotti Universidade Federal do Paraná
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11102

Palavras-chave:

Educação Básica; Currículo; Conhecimento Escolar; Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo analisa em que medida o conhecimento escolar sobre Mudanças Climáticas (MC), abordado nos Livros Didáticos (LD) do Ensino Médio, pode contribuir para que os estudantes construam concepções científico-sociais, econômicas e políticas sobre este fenômeno que afeta a sociedade global. Apresenta-se uma análise dos dados, considerando três critérios: os conteúdos textuais, as iconografias e as propostas de atividades. Por meio dos dados produzidos, verificou-se a falta de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada sobre essa temática nos materiais de ensino, fato que dificulta a compreensão do fenômeno das mudanças climáticas em sua totalidade pelos estudantes.

Biografia do Autor

  • Luciane Cortiano Liotti, Universidade Federal do Paraná

    Secretaria de Estado da Educação.

  • Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

    Professora Associada.

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Publicado

05-03-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIOTTI, Luciane Cortiano; CAMPOS, Marília Andrade Torales. Livros didáticos do ensino médio e o conhecimento escolar sobre mudanças climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 19–36, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11102. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11102. Acesso em: 23 jun. 2025.
Recibido 2020-08-24
Aprovado 2020-12-01
Publicado 2021-03-05