Livros didáticos do ensino médio e o conhecimento escolar sobre mudanças climáticas

Autores

  • Luciane Cortiano Liotti Universidade Federal do Paraná
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11102

Palavras-chave:

Educação Básica; Currículo; Conhecimento Escolar; Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo analisa em que medida o conhecimento escolar sobre Mudanças Climáticas (MC), abordado nos Livros Didáticos (LD) do Ensino Médio, pode contribuir para que os estudantes construam concepções científico-sociais, econômicas e políticas sobre este fenômeno que afeta a sociedade global. Apresenta-se uma análise dos dados, considerando três critérios: os conteúdos textuais, as iconografias e as propostas de atividades. Por meio dos dados produzidos, verificou-se a falta de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada sobre essa temática nos materiais de ensino, fato que dificulta a compreensão do fenômeno das mudanças climáticas em sua totalidade pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Luciane Cortiano Liotti, Universidade Federal do Paraná

Secretaria de Estado da Educação.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada.

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Publicado

05-03-2021

Como Citar

Liotti, L. C., & Campos, M. A. T. (2021). Livros didáticos do ensino médio e o conhecimento escolar sobre mudanças climáticas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 19–36. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11102

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-08-24
Aceito: 2020-12-01
Publicado: 2021-03-05