Impactos do ensino, pesquisa e extensão universitária: instrumento de transformação socioambiental

Autores

  • Ana Lucia Berno Bonassina Universidade do Vale do Itajaí
  • Katia Naomi Kuroshima Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10932

Palavras-chave:

Pesquisa-ensino-extensão, Meio Ambiente, Pesquisa, Educação

Resumo

Este estudo, teórico-analítico, propõe uma reflexão sobre como a ampliação da conscientização ambiental pode ser aprimorada nas escolas a partir das práticas extensionistas contínuas. Um questionário objetivo, de escala Likert, foi aplicado em seis escolas de Itajaí (SC), contemplando 62 estudantes participantes das atividades do Projeto de Extensão Oceanos, eixo da Sustentabilidade, ao longo de um ano. 72% das repostas evidenciaram a importância destas atividades na formação dos estudantes e mudanças na sociedade, no entanto, esforços ainda são necessários para uma efetivação da informação. Assim, sugere-se uma educação transformadora a partir da construção coletiva para os problemas socioambientais.

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Publicado

03-02-2021

Como Citar

Bonassina, A. L. B., & Kuroshima, K. N. (2021). Impactos do ensino, pesquisa e extensão universitária: instrumento de transformação socioambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 163–180. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10932

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-07-20
Aceito: 2020-10-12
Publicado: 2021-02-03

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