Educação Ambiental: a resistência e o esperançar em tempos de pandemia

Autores

  • Antonio Fernando Silveira Guerra Universidade do Vale do Itajaí – Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS e REASul
  • Raquel Fabiane Mafra Orsi Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Itajaí (SC), Gerência de Educação
  • Eliane Renata Steuck Secretaria Municipal de Educação Balneário Camboriú e PPG em Educação Ambiental da FURG
  • Marcia Pereira da Silva Centro Educacional Maria Montessori e PPG em Educação Ambiental da FURG
  • Paulo Roberto Serpa Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo
  • Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos Universidade do Vale do Itajaí – Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS e PPG em Educação da UNIVALI
  • Ananda Nocchi Rockett Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10794

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Crises; Pandemia; Resistência.

Resumo

O objetivo geral do presente estudo é refletir sobre os desafios e ações de EA que nos encaminham a uma nova situação de adaptação, resiliência e enfrentamento possíveis, em tempos dessa pandemia global e da continuidade da crise climática. Especificamente, pretende-se dialogar sobre as possibilidades que podem orientar os caminhos da EA nesse novo mundo e novo tempo pós-pandemia; examinar as consequências do modelo capitalista hegemônico, sobre as questões socioambientais; e apresentar percepções e observações das educadoras e educadores ambientais, autores deste trabalho, frente aos desafios de oferecer, aos estudantes, aulas e atividades on-line no contexto escolar de isolamento social.

Referências

ANDREOLA, Balduíno Antonio. Por uma pedagogia das grandes urgências planetárias. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Tradução. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BOFF, Leonardo. O nascimento da ética planetária. 2011. FAU- Laboratório virtual- ITEC - UFPA. Disponível em: https://fauufpa.org/2011/02/16/o-nascimento-de-uma-etica-planetaria/ Acesso em: 08 maio 2020.
_____. Ecologia, mundialização, espiritualidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.
CAPRA, Frijof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 2, ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
EGAS, Bernardo. Coronavírus: Qual a relação do meio ambiente com a pandemia?. 26 Março 2020. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597464-coronavirus-qual-a-relacao-do-meio-ambiente-com-a-pandemia-artigo-de-bernardo-egas>. Acesso em: 02 maio 2020.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. Tradução. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_____. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006..
_____. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005a.
_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005b.
_____. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GUERRA, Antonio Fernando S. Educação Ambiental no contexto da crise das políticas públicas do campo socioambiental no Brasil. In: PEREIRA, Vilmar Alves; MALTA, Márcia Madeira. Ontologia da Esperança: a Educação Ambiental em tempos de crise. Juiz de Fora, MG, 2019, p. 41-58.
HEIDEGGER, Martin. Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. Petrópolis: Vozes, 2011.
_____. Ser e Tempo. 10. ed. Coleção Pensamento Humano. São Paulo: Vozes, 2015.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
JIMICA, CAMILO. O cuidado de si em Foucault e a possibilidade de sua articulação com a categoria “Ubuntu” na filosofia africana de Severino Elias Ngoenha. Porto Alegre, 2016. 259 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7208/2/TES_CAMILO_JOSE_JIMICA_COMPLETO.pdf . Acesso em: 24 abr. 2020.
LARA, Ángel Luis. Causalidade da pandemia, qualidade da catástrofe. 07 Abril 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597848-causalidade-da-pandemia-qualidade-da-catastrofe-artigo-de-angel-luis-lara . Acesso em: 02 de maio de 2020.
LATOUR, Bruno. BRUNO LATOUR: Imaginar gestos que barrem o retorno da produção pré-crise. Quais as atividades agora suspensas que você gostaria de que não fossem retomadas? Tradução Déborah Danowski. 2020. Laboratório de sensibilidades. Disponível em: https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/2020/03/31/bruno-latour-imaginar-gestos-que-barrem-o-retorno-da-produc%cc%a7a%cc%83o-pre-crise-quais-as-atividades-agora-suspensas-que-voce%cc%82-gostaria-de-que-na%cc%83o-fossem-retomadas/ . Acesso em: 30 mar. 2020.
MARZANO, Michela. Reclusão em tempos de coronavírus: “Isolar-se é um gesto de solidariedade”. 27 Março 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597530-reclusao-em-tempos-de-coronavirus-isolar-se-e-um-gesto-de-solidariedade-artigo-de-michela-marzano . Acesso em: 02 maio 2020
MORIN, Edgar. Complexidade humana. In: Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto. Alegre: Artes Médicas, 1999. Disponível em: http://www.projeto.unisinos.br/humanismo/antropos/complexidade. Acesso em: 27 abril 2020.
MONTESSORI, Maria. Disponível em: http://www.montessori.com Acesso em: 27 abril 2020.
PEREIRA, Vilmar Alves. Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19. 30 Abril 2020. IntitutoHumanitasUnisinos. São Leopoldo – RS. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/598491-existencias-ameacadas-a-educacao-ambiental-em-tempos-de-covid-19-artigo-de-vilmar-alves-pereira . Acesso em: 01 maio 2020.
SATO, Michele; SANTOS, Déborah, M.; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Rio de Janeiro: GEA-SUR, UNIRIO, 2020. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, B. Concepções de acadêmicos sobre educação ambiental, ambientalização e sustentabilidade. Itajaí, SC, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Itajaí.
SAUVÉ, L. La educación ambiental entre la modernidad y la posmodernidad : En busca de un marco de referencia educativo integrador. Tópicos, v. 1, n. 2. p. 7-27, out. 1999.
_____. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.
SÉRGIO, Manuel. Homo Sapiens e Homo Demens. A página da Educação online. n. 195, série II, inverno, 2011.

Downloads

Publicado

01-08-2020

Edição

Seção

Edição Especial

Como Citar

Educação Ambiental: a resistência e o esperançar em tempos de pandemia. (2020). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 237-258. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10794