Avaliação da percepção de recrutas sobre degradação ambiental

Autores

  • Rejane Correa Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camila Reis de Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé – RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10731

Palavras-chave:

Meio ambiente. Sustentabilidade. Sociedade. Jovens. Militar

Resumo

Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, que avaliou a percepção de recrutas sobre problemas ambientais e a relação deles com o meio ambiente. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário padronizado. Para 99% dos participantes é importante conservar o meio ambiente; 47% considera que a poluição da água é o que mais incomoda; 96% respondeu que o aquecimento global é real e 77% que impacta no nosso modo de vida; 27% creem que os efeitos do aquecimento global afetam ou já afetaram sua vida e 38% que isto não influencia suas decisões diárias. As percepções dos participantes do estudo são importantes para orientar as ações e práticas sustentáveis a serem realizadas no ambiente militar. Sugere-se que escolas de recrutas trabalhem ações ambientais, pois estas podem influenciar de maneira benéfica as suas atitudes ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Correa Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, UFRJ – Campus Macaé.

Camila Reis de Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé – RJ

Mestranda do Programa de Pós Graduação Ciências Ambientais e Conservação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Referências

ALP, E. A survey on Turkish elementary school students’ environmental friendly behaviours and associated variables. Environmental Education Research, v. 14, n. 2, p. 129-143, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/13504620802051747

MARINHA DO BRASIL. Economia Azul. Acessado em: 27 de maio de 2020. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/economia-azul/sobre

CASTRO, B.M. et al. A Amazônia Azul: recursos e preservação. Revista USP, n. 113, p. 7-26, 6 jun. 2017.

FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Material de Apoio – Textos, 2009. Disponível em: < http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt4.html>.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin Classics. Companhia de das Letras, 2011.

GIFFORD, R. The dragons of inaction: Psychological barriers that limit climate change mitigation and adaptation. American Psychologist, v.66, n. 4, p. 290-302, 2011.

GIFFORD, R.; NILSSON, A. Personal and social factors that influence prenvironmental concern and behaviour: A review. International Journal of Psychology, v. 49, p.141-157, 2014.

LOPEZ, A. et al. Texas Latino college students’ attitudes toward natural resources and the environment. Journal of Wildlife Management, v. 71, n. 4, p. 1275–1280, 2007.

MAGAGULA, H.B. Military integrated environmental management programme of the South African National Defence Force. South African Geographical Journal, v. 102, n. 2, p. 170-189, 2019.

MATTHIES, E., SELGE, S.; KLÖCKNER, C.A. The role of parental behaviour for the development of behaviour specific environmental norms-the example of recycling and re-use behaviour. Journal of Environmental Psychology, v. 72, p. 277-284, 2012.

MEINHOLD, J.L.; MALKUS, A.J. “Adolescent environmental behaviours: Can knowledge, attitudes and self-efficacy make a difference?” Environment and Behaviour, v. 37, n. 4, p. 511-532, 2005.

MELLAZO, G. C. A percepção ambiental e Educação Ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 45-51, 2005.

MILLER, G.T.; SPOOLMAN, S.E. Living in the environment. 19th ed, Boston: Cengage Learning, 2018.

MOSHER, D.E. et al. Green warriors: Army environmental considerations for contingency operations from planning through post-conflict. Santa Monica: Rand Corporation. 2008.

NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES, ENGINEERING, AND MEDICINE – NASEM. Environmental Engineering for the 21st Century: Addressing Grand Challenges. Washington, DC: The National Academies Press, 2019..

NORTH ATLANTIC TREATY ORGANISATION – NATO. Environmental Guidelines for the Military Sector: A Joint Sweden–United States Project. North Atlantic Treaty Organisation, Committee on the Challenges of Modern Society. 1996.

ÖZDEN, M. Environmental awareness and attitudes of student teachers: An empirical research. IRGEE, v. 17, n.1, p. 40–55, 2008.

RAMOS, T.B., MELO, J.J. Environmental management practices in the defence sector: assessment of the Portuguese military’s environmental profile. Journal of Cleaner Production, v. 13, n. 12, p. 1117-1130, 2005.

RIBEIRO, L. M. O papel das representações sociais na Educação Ambiental. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2003.

RODRIGUES, M. L. et al. A percepção ambiental como instrumento de apoio na gestão e na formulação de políticas públicas ambientais. Saude soc., São Paulo, v. 21, supl. 3, p. 96-110, Dec. 2012.

ROTH, CE. Environmental literacy: Its roots, evolution, and directions in the 1990s. Columbus, OH: ERIC/CSM, 1992. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED348235.pdf

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. (Orgs.) Educação Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.17-44.

SIMÕES, E. A. Q.; TIEDEMANN, K. B. Psicologia da percepção. São Paulo: EPU, v. 10, n. 2, 1985.

SMIT, H. A. P. & VAN DER MERWE, J. H. Military environmental literacy in the South African army. Scientia Militaria: South African Journal of Military Studies, v. 46, n.1, p. 59-77, 2018. DOI: 10.5787/46-1-1225

UNITED NATIONS – UN. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development, A/RES/70/1, 2015. http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/ RES/70/1&Lang=E

VAN RIPER, C. J.; KYLE, G.T. Capturing multiple values of ecosystem services shaped by environmental world views: A spatial analysis. Journal of Environmental Management, v. 145, p.374-384, 2014.

WALLEN, B. M. et al. Long-term Impact on Environmental Attitudes and Knowledge Assessed over Three Semesters of an Environmental Engineering Sequence. American Society for Engineering Education, 2019. https://www.asee.org/public/conferences/140/papers/26444/view

WRIGHT, J.M. Web-based versus in-class: An exploration of how instructional methods influence postsecondary students’ environmental literacy. The Journal of Environmental Education, v. 39, n. 2., p.33-45, 2008.

Downloads

Publicado

05-02-2021

Como Citar

Marques, R. C., & Santana, C. R. de. (2021). Avaliação da percepção de recrutas sobre degradação ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 393–409. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10731

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-06-03
Aceito: 2020-11-08
Publicado: 2021-02-05