Jogo Superaves: popularizando a ciência e promovendo a sensibilização ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10604

Palavras-chave:

Jogos; Ensino; Aves; Parques, Sensibilização Ambiental

Resumo

O presente artigo traz à tona um jogo de cartas colecionáveis como estratégia para promoção da popularização da ciência e sensibilização ambiental para diversos públicos. Foram catalogadas 112 espécies de aves dentro do Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo e os dados provenientes desse catálogo deram origem a um jogo didático nomeado “SuperAves”. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa foram realizadas oficinas de observação de aves e posteriormente o instrumento didático “Jogo SuperAves” foi utilizado em grupos focais. Como resultado, destacamos a necessidade de produção de mais materiais didáticos que promovam a popularização da ciência e a sensibilização ambiental.

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Biografia do Autor

Luis Francisco Oliveira Pereira Gonzaga, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Biologia Animal (UFES) Biólogo (UFES).

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goias

Doutor e mestre em Educação (PPGE-UFES), Biólogo (UFES), Professor da Faculdade de Educação- UFG.

Viviana Borges Corte, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e mestra em Ciência Florestal (UFV), Bióloga (UFES), Professora do Departamento de Ciências Biológicas, do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal e do PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (UFES)

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Publicado

15-03-2021

Como Citar

Gonzaga, L. F. O. P., Pedruzzi Mendes Araújo, M., & Corte, V. B. (2021). Jogo Superaves: popularizando a ciência e promovendo a sensibilização ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 331–348. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10604

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-05-01
Aceito: 2021-02-17
Publicado: 2021-03-15