Ensino de matemática e Educação Ambiental: modelagem com energias renováveis no semiárido brasileiro

Autores

  • Vanessa Danielle Ferreira Lima dos Santos Universidade de Pernambuco
  • Hevelyn Kelly Samara Leite de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Erick Macêdo Carvalho Universidade de Pernambuco
  • Tiago Luiz Santana de Souza Universidade de Pernambuco
  • Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima Universidade de Pernambuco
  • Claudemiro Lima Júnior Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10460

Palavras-chave:

Energia eólica; Energia de biomassa; Interdisciplinaridade.

Resumo

Considerando a forma dissociada que a Educação Ambiental é abordada nas escolas e a dificuldade dos alunos na compreensão de conteúdos de matemática pelo método tradicional de ensino, este artigo apresenta estratégias de ensino da matemática com temáticas de Educação Ambiental. Essa proposta foi desenvolvida a partir da construção e exploração de três atividades didáticas com aplicação de modelagem matemática para avaliação de fontes energéticas sustentáveis para o semiárido. Como resultado, foi possível abordar conteúdos matemáticos e de Educação Ambiental de modo interdisciplinar, contribuindo para a aprendizagem contextualizada da matemática.

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Biografia do Autor

Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1996), mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: micorrizas, produção de mudas, uso do solo, fungos rizosféricos e caatinga. Email: regina.aguiar@upe.br

Claudemiro Lima Júnior, Universidade de Pernambuco

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Pernambuco (2003), com mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Energia Eólica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (CAPES 5), com ênfase em Fontes Renováveis pela UFPE (2013). Atualmente, é professor permanente do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Desenvolve projetos de pesquisa em Fontes Renováveis de Energia, atuando principalmente em estudos de potenciais energéticos (SOLAR, EÓLICA e BIOMASSA) e tecnologias de aproveitamento energético de fontes renováveis para o semiárido.

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Publicado

03-02-2021

Como Citar

Santos, V. D. F. L. dos, Almeida, H. K. S. L. de, Carvalho, E. M., Souza, T. L. S. de, Lima, R. L. F. de A., & Lima Júnior, C. (2021). Ensino de matemática e Educação Ambiental: modelagem com energias renováveis no semiárido brasileiro. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 148–162. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10460

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-03-24
Aceito: 2020-09-03
Publicado: 2021-02-03

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