Reciclagem: uma ferramenta para se trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar nas escolas, promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Autores

  • Rita de Cássia Pereira da Costa Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Simone Vieira Sant’Anna Fardim Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Marilene Almeida Gomes Machado Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Fabianna Santana Moço Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Lilian Pittol Firme de Oliveira Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Valkíria Rizzo Terra de Oréquio Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Ruth Ramos Souza Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10456

Palavras-chave:

EJA, meio ambiente, interdisciplinaridade, educação ambiental.

Resumo

O presente trabalho busca uma conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente, apresentando a reciclagem com ferramenta eficaz de Educação Ambiental, bem como o entendimento da necessidade de prática educacional voltada à compreensão das responsabilidades do cidadão para com o meio ambiente, tendo como público-alvo de pesquisa 25 alunos da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Presidente Kennedy. Com a intervenção, foi possível afirmar a importância da atuação do professor diante da Educação Ambiental, para que a informação passe a ser conteúdo aprendido pelos alunos e esses possam aplicar em seu cotidiano pequenas ações transformadoras, contribuindo para que a relação homem-meio se estabeleça de forma sustentável.

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Pereira da Costa, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

    Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. 

  • Simone Vieira Sant’Anna Fardim, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

    Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Licenciada em Pedagogia Plena - Faculdade de Educação da Serra. Professora do Ensino Fundamental do Município de Marataízes – ES. 

  • Marilene Almeida Gomes Machado, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

    Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Especialista em Gestão educacional integrada, administração, supervisão, orientação e inspeção; Psicopedagogia Institucional; Supervisão e Coordenação Pedagógica - UFES. Licenciada em Pedagogia Plena - UFES.

  • Fabianna Santana Moço, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

    Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Especialista em Psicopedagogia Institucional - UCAM. Graduada em Educação Física - UFES/ES.

  • Lilian Pittol Firme de Oliveira, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

    Doutora e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas - USP. Engenheira Agrônoma - UFV. Professora do Programa de Mestrado da Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil

  • Valkíria Rizzo Terra de Oréquio, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

    Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Pós-graduada em Educação Infantil - Faculdade São Luiz - SP. Pós Graduada em Gestão, Supervisão e Inspeção escolar pela Multivix - ES. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo - ES. 

  • Ruth Ramos Souza, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

    Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Formada em Letras Literatura - Faculdade Ciências Madre Gertrudes São José, Orientação Acadêmica na Modalidade EAD Educação Aberta e à Distância. UFES/UFMG. Tutora de cursos do FNDE/MEC.

Referências

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Publicado

22-08-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Reciclagem: uma ferramenta para se trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar nas escolas, promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. (2020). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 173-183. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10456