Reciclagem: uma ferramenta para se trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar nas escolas, promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente

  • Rita de Cássia Pereira da Costa Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Simone Vieira Sant’Anna Fardim Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Marilene Almeida Gomes Machado Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Fabianna Santana Moço Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Lilian Pittol Firme de Oliveira Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Valkíria Rizzo Terra de Oréquio Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Ruth Ramos Souza Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
Palavras-chave: EJA, meio ambiente, interdisciplinaridade, educação ambiental.

Resumo

O presente trabalho busca uma conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente, apresentando a reciclagem com ferramenta eficaz de Educação Ambiental, bem como o entendimento da necessidade de prática educacional voltada à compreensão das responsabilidades do cidadão para com o meio ambiente, tendo como público-alvo de pesquisa 25 alunos da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Presidente Kennedy. Com a intervenção, foi possível afirmar a importância da atuação do professor diante da Educação Ambiental, para que a informação passe a ser conteúdo aprendido pelos alunos e esses possam aplicar em seu cotidiano pequenas ações transformadoras, contribuindo para que a relação homem-meio se estabeleça de forma sustentável.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Pereira da Costa, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. 

Simone Vieira Sant’Anna Fardim, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Licenciada em Pedagogia Plena - Faculdade de Educação da Serra. Professora do Ensino Fundamental do Município de Marataízes – ES. 

Marilene Almeida Gomes Machado, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Especialista em Gestão educacional integrada, administração, supervisão, orientação e inspeção; Psicopedagogia Institucional; Supervisão e Coordenação Pedagógica - UFES. Licenciada em Pedagogia Plena - UFES.

Fabianna Santana Moço, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Especialista em Psicopedagogia Institucional - UCAM. Graduada em Educação Física - UFES/ES.

Lilian Pittol Firme de Oliveira, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Doutora e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas - USP. Engenheira Agrônoma - UFV. Professora do Programa de Mestrado da Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil

Valkíria Rizzo Terra de Oréquio, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Pós-graduada em Educação Infantil - Faculdade São Luiz - SP. Pós Graduada em Gestão, Supervisão e Inspeção escolar pela Multivix - ES. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo - ES. 

Ruth Ramos Souza, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Formada em Letras Literatura - Faculdade Ciências Madre Gertrudes São José, Orientação Acadêmica na Modalidade EAD Educação Aberta e à Distância. UFES/UFMG. Tutora de cursos do FNDE/MEC.

Referências

ALBUQUERQUE, B.P. As relações entre o homem e a natureza e a crise sócio-ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2007. Disponível em http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em 14 de Jul. de 2020.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil, Brasília: Senado 1988.

BRASIL. Decreto 4.281, de 25.06.2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. DOU 26.06.2002. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm>

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>

BRASIL. Lei Federal nº 6.938, de 31.08.1981. Política Nacional do Meio Ambiente.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Básica: Sinopse Estatística – 2004. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/estatisticas/sinopse_estatistica_2004/Parte-1.pdf>. Acesso em 20. de Mar. de 2020.

CURRIE, K. L. Meio Ambiente: Interdisciplinaridade na prática. Campinas-SP, Papirus, 2000.

GRIPPI, S. Lixo: reciclagem e sua história. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

GURSKI B, GONZAGA R, TENDOLINI P. Conferência de Estocolmo: um marco na questão ambiental. Rev. Eletr. Administração de Empresas em Revista [internet]. 2012[cited 2015 out 28];11(12): 65-79.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopse estatística da educação básica: censo escolar 2004. Brasília: O Instituto, 2005. 334 p.

LAGO, A.A.C.L. Estocolmo, Rio, Joanesburgo: O Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas. Brasília - DF, 2006.

PADUA, S.M. Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação?, 2006. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/colunas/suzana-padua/18246-oeco-15564/>. Acesso em: 14 de Jul. de 2020.

TRISTÃO, M. A Educação Ambiental na formação de professores: Redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.

ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda.1998.

Publicado
2020-08-22
Como Citar
Costa, R. de C. P. da, Fardim, S. V. S., Machado, M. A. G., Moço, F. S., Oliveira, L. P. F. de, Oréquio, V. R. T. de, & Souza, R. R. (2020). Reciclagem: uma ferramenta para se trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar nas escolas, promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 173-183. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10456
Seção
Relatos de Experiências