Ecologia de microalgas e Educação Ambiental: avaliando a percepção ambiental e sensibilizando pescadores da Lagoa Mãe-Bá (Guarapari-Anchieta, ES)

Autores

  • Juliana Miranda Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lidiane Pereira da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valéria de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10455

Palavras-chave:

Microalgas; Percepção ambiental; Lagoa Costeira; Ecologia; Educação Ambiental.

Resumo

A presente pesquisa visou desenvolver atividades teóricas e práticas que permitissem a avaliação da percepção ambiental de pescadores participantes do Projeto Piscicultura da lagoa Mãe-Bá (Guarapari – Anchieta, ES) e introdução de conhecimentos acerca do funcionamento deste ecossistema aquático, enfocando a importância das algas como bioindicadoras da qualidade da água e a sua aplicação para o manejo sustentável. A partir da fala dos pescadores entrevistados e por meio das representações em mapas mentais, é possível inferir que o trabalho de Educação Ambiental, mesmo em curto prazo e de maneira pontual como realizado neste estudo, se mostrou bastante eficaz em termos de mudanças iniciais de percepção ambiental.

Biografia do Autor

  • Juliana Miranda Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduação em Ciências Biológicas pela UFES. Pós-graduação em planejamento e conservação ambiental pela ESFA. Mestre em biodiversidade tropical pelo Ceunes/UFES. 

  • Lidiane Pereira da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. É Especialista em Análises Clínicas pela EMESCAM-ES. É professora da rede Estadual de Educação do Espírito Santo.

  • Valéria de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. É docente permanente do PPGBV da Universidade Federal do Espírito Santo e do PPGBio da mesma Universidade, campus São Mateus, além de ser membro colaborador do PPGERN da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É Professora Associada III da Universidade Federal do Espírito Santo. 

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás
    Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás- UFG (Campus Colemar Natal e Silva), Doutor em Educação- PPGE-UFES, Mestre em Educação- PPGE-UFES, Especialista em Educação Inclusiva e em Gestão Escolar, Pesquisador do GEPEI- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão-UFES Pedagogo-Unicesumar, Biólogo-UFES

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Publicado

03-02-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, Juliana Miranda; SILVA, Lidiane Pereira da; FERNANDES, Valéria de Oliveira; ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes. Ecologia de microalgas e Educação Ambiental: avaliando a percepção ambiental e sensibilizando pescadores da Lagoa Mãe-Bá (Guarapari-Anchieta, ES). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 78–95, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.10455. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10455. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2020-03-22
Aprovado 2020-09-03
Publicado 2021-02-03