Sensibilização ambiental para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da divulgação científica: desvelando os mistérios da Lagoa Mãe-Bá

Autores

  • Valéria de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Lidiane Pereira da Silva Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10228

Palavras-chave:

Ecossistemas Aquáticos, Mapas Mentais, Sensibilização Ambiental, Lagoas Costeiras, Ensino Fundamental

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de transmitir o conhecimento científico obtido por meio das pesquisas do Laboratório de Taxonomia e Ecologia de Algas Continentais[1] para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas nas comunidades do entorno da lagoa Mãe-Bá. Foram desenvolvidas atividades que levaram os alunos a conhecerem aspectos ecológicos da lagoa Mãe-Bá, evidenciando a importância das algas como bioindicadoras da qualidade ambiental, bem como a construção do conhecimento em ecologia em um ambiente próximo da realidade desses alunos. Por meio da utilização de questionários e mapas mentais, foi possível mensurar a aprendizagem dos alunos a partir da divulgação científica realizada.

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Biografia do Autor

Valéria de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutora e mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula. É docente permanente do PPGBV da Universidade Federal do Espírito Santo e do PPGBio da mesma Universidade, campus São Mateus, além de ser membro colaborador do PPGERN da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É Professora Associada III da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Lidiane Pereira da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFES. É especialista em análises clínicas pela Emescam-ES. É professora de Ciências e de Biologia da rede Estadual do Espírito Santo. Especialista em Análises Clínicas pela EMESCAM-ES.

 

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutor em Educação (PPGE-UFES). Mestre em Educação (PPGE-UFES). Biólogo (Universidade Federal do Espírito Santo) e pedagogo-Unicesumar (Maringá).

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Publicado

16-02-2020

Como Citar

de Oliveira Fernandes, V., Pereira da Silva, L., & Araújo, M. P. M. (2020). Sensibilização ambiental para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da divulgação científica: desvelando os mistérios da Lagoa Mãe-Bá. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 116–130. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10228

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-01-28
Aceito: 2020-02-03
Publicado: 2020-02-16

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