Descrevendo questões de matemática em avaliações para pessoas com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19572

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Avaliação Inclusiva, Adaptação de materiais didáticos

Resumo

Este trabalho é uma continuação da pesquisa anterior apresentada no MES 11 (Marcone & Bortolucci, 2021), onde buscávamos entender o papel do ledor (leitor), pessoa que lê o teste para o deficiente visual durante uma avaliação. O trabalho realizado desde então e até o segundo semestre de 2022, seguindo as conclusões tiradas em nosso trabalho anterior, foi focado no estudo, compreensão e sistematização do processo de adaptação de itens, aqueles relacionados à matemática como desenhos, tabelas, gráficos, enunciados e tudo relacionado à elaboração de questões de matemática, e à atividade do ledor de teste de matemática. Para tanto, foram realizadas entrevistas com três profissionais diretamente vinculados a esse tipo de atividade, com ampla experiência na atividade de adaptação de testes matemáticos, além da análise de referenciais teóricos sobre o tema. Apresentaremos os principais pontos abordados em cada entrevista, como a necessidade de o processo de adaptação do teste ocorrer simultaneamente à construção do teste, para que as intervenções necessárias possam ocorrer antes da montagem do teste ser concluída, seguido de uma discussão, com conclusões mostrando o quão importante é descrever uma imagem adequadamente, com o mínimo de informações, para que o candidato possa realizar o teste no tempo que tiver. Esta pesquisa foi avaliada por um comitê de ética independente e autorizada a ser realizada.

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Biografia do Autor

  • Renato Marcone, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Atua na área de Educação Matemática em temas como educação matemática crítica, educação matemática inclusiva e avaliação inclusiva. É membro do comitê internacional da Mathematics Education and Society (MES Community). Chefe do Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Campus Diadema. Coordenador do Observatório Institucional do Campus Diadema. Pai do João Aristides.

  • Rodrigo de Souza Bortolucci, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista
    Técnico em Avaliação (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional) Employment

Referências

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Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Marcone, R., & de Souza Bortolucci, R. (2024). Descrevendo questões de matemática em avaliações para pessoas com deficiência visual. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 419-429. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19572
Recebido 2024-10-02
Aprovado 2024-11-20
Publicado 2024-11-29