Globalização e guetorização

Desafios e possibilidades para a educação matemática com imigrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19503

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Racismo, Estudantes Imigrantes, Cenários para Investigação

Resumo

A globalização é um conceito contestado e, portanto, refere-se a processos sociais contraditórios. Além disso, a imigração se estabelece paralelamente às dualidades da globalização e da guetorização. Este artigo é orientado teoricamente por dados de pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar preocupações e possibilidades de educação matemática crítica em relação a imigrantes diante dos desafios da globalização e da guetorização em um mundo impactado por injustiças sociais e raciais estruturadas. Os seguintes tópicos serão abordados: (1) Primeiramente, faço alguns apontamentos sobre o que este artigo se refere sobre globalização e guetorização e discuto como tais conceitos estão relacionados à educação matemática e aos estudantes imigrantes. (2) A seguir, apresento os relatos dos participantes nas vozes de professores de matemática de escolas com estudantes imigrantes em São Paulo/Brasil. (3) Em seguida, abordo uma discussão teórica sobre o “encontro entre diferenças” para aulas de matemática com estudantes imigrantes. (4) Por fim, abordo, por meio da Imaginação Pedagógica, o hipotético projeto “Guetorização - o Racismo é um Fator?” como possibilidade considerando a realidade dos estudantes imigrantes, na consolidação de espaços de encontro para superar as distâncias criadas pela guetorização.

 

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Biografia do Autor

  • Manuella Carrijo, Universidade Federal de Alfenas

    É professora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas-MG. Possui doutorado em Educação Matemática pela Unesp/ Rio Claro, com estágio de pesquisa na Universidade de Klagenfurt/Áustria. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisas sobre ensino e aprendizagem de matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Educação de Imigrantes, Educação para a Cidadania, Critical Race Theory, Justiça Social e Racial, Interseccionalidade, Cenários para Investigação Matemática.

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Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Carrijo, M. (2024). Globalização e guetorização: Desafios e possibilidades para a educação matemática com imigrantes. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 380-391. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19503
Recebido 2024-09-15
Aprovado 2024-11-23
Publicado 2024-11-29