Racismo e educação matemática

Quais são os efeitos do racismo que continuam a persistir nas salas de aula de matemática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19500

Palavras-chave:

Racismo, Alunos negros, identidades matemáticas, foregrounds

Resumo

Este artigo procura discutir as conexões entre o racismo e a educação matemática que os alunos negros recebem nas aulas de matemática urbana na cidade de Newark. O racismo continua a existir neste mundo e foi reformado de forma sistemática na nossa sociedade, e com estas reformas existe desigualdade na educação matemática de qualidade oferecida aos estudantes negros e, como resultado, menos oportunidades futuras em áreas relacionadas com a matemática. Este artigo destacará experiências do autor e dados analisados ​​dos estudantes de Newark. Para ligar estas experiências aos sistemas racistas actuais, primeiro é discutida uma breve história das origens do racismo, bem como as implicações das identidades raciais e como isso pode afectar certos grupos de pessoas. Em seguida, é explicado um quadro conceitual que foi utilizado para analisar as experiências que incluem os conceitos de: identidade racial, identidade matemática e primeiros planos. Depois, há diferentes tópicos de racismo na educação discutidos, tais como a aparente desconexão entre o racismo e a educação matemática, embora existam disparidades e desigualdades nas oportunidades matemáticas oferecidas e na forma como os negros são retratados na sociedade em geral. O artigo termina com uma revisão da análise de dados para conhecer as perspectivas dos alunos e seus pensamentos sobre raça e a educação matemática que recebem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Jamaal Ince, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Jamaal A. Ince é educador matemático e doutorando na Universidade Estadual Paulista. Ele tem experiência como professor de matemática da sétima série na North Star Academy e como treinador de matemática nas escolas públicas de Newark. A sua investigação de doutoramento centra-se no desenvolvimento e crescimento de identidades matemáticas em correlação com o conhecimento adquirido e a confiança em matemática para estudantes afro-americanos em Newark através das perspectivas de estudantes e professores. O objetivo desta pesquisa é observar e interagir com os alunos para potencialmente criar maneiras de conectar suas vidas sociais, objetivos e aspirações futuras com seu aprendizado de matemática, a fim de despertar seus interesses e proporcionar aos alunos oportunidades adicionais em termos acadêmicos e em suas carreiras. profissionais como adultos. . Jamaal completou seu bacharelado em matemática na New Jersey City University e seu mestrado em ensino com concentração no currículo de matemática do ensino médio na Relay Graduate School of Education.

Referências

Augoustinos, M., & Reynolds, K. (2001). Prejudice, Racism, and Social Psychology. In Understanding Prejudice, Racism, and Social Conflict (1st ed.). SAGE Publications, Limited. https://doi.org/10.4135/9781446218877

Azurara, G. E. d. (2016). The Chronicle of the Discovery and Conquest of Guinea (C. R. P. Beazley, Edgar, Ed. Vol. I). Routledge.

Bell, G. C., & Hopson, M. C. (2017). Talking Black and White: An Intercultural Exploration of Twenty-First-Century Racism, Prejudice, and Perception. Lexington Books.

Board, S.-L. E. (2023). School Board to newark families: Tough luck: Editorial. nj. . Retrieved February 1, 2023 from https://www.nj.com/opinion/2023/01/school-board-to-newark-families-tough-luck-editorial.html

Bonilla-Silva, E. (2003). Racial attitudes or racial ideology? An alternative paradigm for examining actors' racial views. Journal of Political Ideologies, 8, 63-82. https://doi.org/10.1080/13569310306082

Delgado, R., & Stefancic, J. (2001). Critical race theory: An introduction. New York University Press.

Kendi, I. X. (2016). Stamped From the Beginning : The Definitive History of Racist Ideas in America. Bold Type Books.

Lee, D. L., & Ahn, S. (2013). The Relation of Racial Identity, Ethnic Identity, and Racial Socialization to Discrimination-Distress: A Meta-Analysis of Black Americans. Journal of Counseling Psychology, 60, 1-14. https://doi.org/10.1037/a0031275

Martin, D. B. (2000). Mathematics Success and Failure Among African-American Youth: The Roles of Sociohistorical Context, Community Forces, School Influence, and Individual Agency. Taylor and Francis. https://doi.org/10.4324/9781410604866

Martin, D. B. (2009a). Does Race Matter? Teaching Children Mathematics, 16(3), 134-139. http://www.jstor.org/stable/41199394

Martin, D. B. (2009b). Researching Race in Mathematics Education. Teachers College Record, 111, 295-238. https://doi.org/10.1177/016146810911100208

Martin, D. B. (2012). Learning mathematics while Black. Educational Foundations 26, 47-66.

Matthews, J. S. (2014). Multiple Pathways to Identification: Exploring the Multidimensionality of Academic Identity Formation in Ethnic Minority Males. Cultural Diversity & Ethnic Minority Psychology, 20(2), 143-155. https://doi.org/10.1037/a0034707

Moore, R., & Groves Price, P. (2015). Developing a Positive Mathematics Identity for Students of Color: Epistemology and Critical Antiracist Mathematics. Proceedings of the Eighth International Mathematics Education and Society Conference, 3, 807-819.

Myrdal, G. (2017). An American Dilemma. CRC Press. https://doi.org/https://doi.org/10.4324/9781315082400

Nasir, N. i. S., & McKinney de Royston, M. (2013). Power, Identity, and Mathematical Practices Outside and Inside School. Journal for Research in Mathematics Education, 44(Equity Special Issue), 264-287. http://www.jstor.com/stable/10.5951/jresematheduc.44.1.0264

Skovsmose, O. (2012). Students' Foregrounds: Hope, Despair, Uncertainty. Pythagoras, 33(2), 8. https://doi.org/10.4102/pythagoras.v33i2.162

Skovsmose, O. (2014). Foregrounds: Opaque Stories About Learning (1st ed.). Sense Publishers. https://doi.org/10.1007/978-94-6209-653-0

Tate, W. F. (1994). Race, Retrenchment, and the Reform of School Mathematics. Phi Delta Kappan, 75, 477-480, 482-484. https://www.jstor.org/stable/20405144

White, J., & Frideres, J. S. (1977). RACE PREJUDICE AND RACISM: A DISTINCTION (The Canadian Review of Sociology, Issue.

Winkler, E. N. (2012). Comprehensive Racial Learning, Grounded in Place. In Shaping Racial Idenities and Ideas in African American Childhoods. Rutgers University Press. https://www.jstor.org/stable/j.ctt5hj6p9.5

Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Ince, J. A. (2024). Racismo e educação matemática: Quais são os efeitos do racismo que continuam a persistir nas salas de aula de matemática?. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 359-368. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19500
Recebido 2024-09-15
Aprovado 2024-11-20
Publicado 2024-11-29