A relevância das tarefas dos livros didáticos de matemática para o contexto cultural indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16463

Palavras-chave:

currículo de matemática, cultura indígena, medição, livro didático

Resumo

Este artigo relata um estudo que examina os livros didáticos usados ​​pelas escolas na área Sámi, na Noruega. Os Sámi são povos indígenas da Noruega e de países vizinhos (Finlândia, Rússia e Suécia). O artesanato e a criação de renas são atividades predominantes na cultura Sámi. Baseando-se na teoria da fenomenologia didática, o estudo examina a relevância das tarefas dos livros didáticos para a formação cultural das crianças indígenas. A análise documental foi utilizada para extrair e analisar os dados dos livros didáticos antigos e novos. Os resultados indicam que as tarefas do antigo livro didático são pouco relevantes para a cultura Sámi. Embora o antigo livro didático tivesse tarefas que poderiam ser adotadas, o tópico contendo tais tarefas não está mais disponível no novo livro didático. A adopção de tais tarefas poderia ter ajudado a alcançar o objectivo estabelecido no novo currículo sobre o ensino da história e da cultura Sámi a todas as crianças norueguesas. Também poderia ter ajudado a alcançar outro objetivo, que é o da interdisciplinaridade, porque as tarefas tratam da linha do tempo na história norueguesa. O estudo tem implicações. Além de utilizar as tarefas dos estudos já disponíveis sobre os Sámi, precisamos de mais estudos sobre a concepção de tarefas que utilizem o contexto cultural Sámi. Além disso, a adoção de tarefas que utilizem contextos indígenas semelhantes ao contexto Sámi também deve ser considerada, em vez de uma mera tradução do livro obrigatório para a língua indígena. Outra opção é, de acordo com estudos anteriores, elaborar um livro didático separado para as crianças indígenas com base na sua cultura.

Palavras-chave: currículo de matemática, cultura indígena, medição, livro didático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Andualem Tamiru Gebremichael, Sámi University of Applied Sciences

    The author worked at variuos institutions in Norway, namely, the Sami University of Applied Sciences, Volda University College and at the Arctic University of Norway. He also worked at Ambo University and Saint Mary’s University in Ethiopia before he moved to Norway for a PhD study at the University of Agder. Earlier the author worked as a primary and secondary school teacher in Ethiopia, where he had master’s degrees in mathematics and curriculum and Instruction from Addis Ababa University.

Referências

Alseth, B., Nordberg, G., & Røsseland, M. (2011). Multi 6b Vuođđogirji: Matematihkka mánáidskuvlii [Multi 6b: Mathematics for primary school]. ČálliidLágádus.

Bowen G. A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, 9(2), 27–40.

Directorate for education and training (n.d.). Core curriculum Identity and cultural diversity. https://www.udir.no/lk20/overordnet-del/opplaringens-verdigrunnlag/1.2-identitet-og-kulturelt-mangfold/?lang=eng.

Fan, L., Zhu, Y., & Miao, Z. (2013). Textbook research in mathematics education: development status and directions. ZDM Mathematics Education 45, 633–646.

Freudenthal, H. (1983). Didactical Phenomenology of Mathematical Structures. D. Reidel.

Fyhn, A. B., Eira, E. J. S., Sriraman, B. (2011). Perspectives on Sámi Mathematics Education. Interchange 42(2),185-203.

Fyhn, A. B., Vuomajoki, S., Gebremichael, A. T., & Gaup, I. B. K. H. (2022). Sámi traditional measuring: Sámi preservice mathematics teachers’ approach to the new curriculum. In G. A., Nortvedt, N. F., Buchholtz, J., Fauskanger, M., Hähkiöniemi, B. E., Jessen, M., Naalsund, H. K., Nilsen, G., Pálsdóttir, P., Portaankorva-Koivisto, J., Radišić, J. Ö., Sigurjónsson. O. Viirman, and A. Wernberg (Eds.), Proceedings of NORMA20, The Ninth Nordic Conference on Mathematics Education (pp. 57-64). Swedish Society for Research in Mathematics Education.

x x x1.

x x x2.

Gómezescobar, A. Fernández-Cézar, R. & Guerrero, S. (2018). Numbers and Space Intervals in Length Measurements in the Spanish Context: Proposals for the Transition to Measuring with the Ruler. International Journal of Science and Mathematics Education. 16, 1375–1386.

Gravemeijer K., Figueiredo N., van Galen F., Keijzer R., & Munk F. (2016). Measurement and Geometry in Upper Primary School. Dutch Design in Mathematics Education. Sense Publishers.

Kamii C. (2006). Measurement of length: How can we teach it better? Teaching Children Mathematics, 13(3), 154–158.

Lipka, J., & Adams, B. (2004). Culturally based math education as a way to improve Alaska Native students’ math performance. Appalachian Collaborative Center for Learning, Assessment and Instruction in Mathematics. Working Paper No. 20, Ohio University. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED484849.pdf

Lipka, J., Adams, B., Wong, M., Koester, D., & Francois, K. (2019). Symmetry and Measuring: Ways to Teach the Foundations of Mathematics Inspired by Yupiaq Elders. Journal for Humanistic Mathematics. 9(1), 107-157.

Nordberg, G. M., Arnås, A. – C. Alseth, B., & Røsseland, M. (2020). Multi 6A. Elevbok: Matematikk for barnetrinnet. [Multi 6A: Mathematics for primary school]. Gyldendal.

Nordkild, S. I., Fyhn, A. B., & Hætta, O. E. (2022). Lávvu as a teaching arena: Identification of mathematical activities. In G. A., Nortvedt, N. F., Buchholtz, J., Fauskanger, M., Hähkiöniemi, B. E., Jessen, M., Naalsund, H. K., Nilsen, G., Pálsdóttir, P., Portaankorva-Koivisto, J., Radišić, J. Ö., Sigurjónsson. O. Viirman, and A. Wernberg (Eds.), Proceedings of NORMA20, The Ninth Nordic Conference on Mathematics Education (pp. 193-200). Swedish Society for Research in Mathematics Education.

Rezat, S., Fan, L. & Pepin, B. (2021). Mathematics textbooks and curriculum resources as instruments for change. ZDM Mathematics Education 53, 1189–1206.

Sarama, J., Clements, D. H., Barret, J. E., Cullen, C. J., Hudyma, A. & Vanegas, Y. (2021). Length measurement in the early years: Teaching and learning with learning trajectories. Mathematical Thinking and Learning 24(4), 1-24.

Silva, C. M. S. (2019). A textbook for teaching mathematics in Brazilian indigenous schools. In J. Renn and M. Schemmel (Eds.), Culture and cognition essays in honor of Peter Damerow (pp. 215-220). Edition Open Access.

Siri, K. K. M. N., & Hermansen, J. O. K. (2018). Suonjir og luovvi – lokal samisk tradisjon [Suonjir and luovvi – local Sámi tradition]. Tangenten – tidsskrift for matematikkundervisning, 29(4). 13–18.

Smith, J. P., van den Heuvel-Panhuizen, M., & Teppo, A. (2011). Learning, teaching, and using measurement: Introduction to the issue. ZDM Mathematics Education, 43, 617-620.

Sullivan, P., Knott, L., & Yang, Y. (2015). The relationships between task design, anticipated pedagogies, and student learning. In A. Watson & M. Ohtani (Eds.), Task Design In Mathematics Education: An ICMI study 22 (pp. 83–114). Springer International Publishing.

Treffers, A. (1987). Three dimensions: A model of goal and theory description in mathematics instruction—the Wiskobas Project. Springer.

Trinick, T., Meaney, T., & Fairhall, U. (2016). The relationship between language, culture and ethnomathematics. Journal of Mathematics and Culture, 10(2), 175-191.

Publicado

2024-11-30

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Gebremichael, A. T. (2024). A relevância das tarefas dos livros didáticos de matemática para o contexto cultural indígena. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 478-487. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16463
Recebido 2024-03-18
Aprovado 2024-11-30
Publicado 2024-11-30