Outros olhares para a matemática

O conhecimento matemático pode ser um instrumento de proteção e abrigo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16399

Palavras-chave:

matemática(s), Questões Raciais e Sociais, Narrativas, poder, ambiente escolar

Resumo

Neste trabalho apresentaremos uma discussão inicial, para as autoras, que tem surgido nos nossos espaços de formação como marcadores das nossas experiências. Um início de debate que consiste na não neutralidade da Matemática e, por consequência, da Educação Matemática numa perspectiva que envolve questões sociais, em específico as questões raciais. Dessa maneira, trazemos para discutir a relação dessas áreas como moldes que os corpos subalternos são submetidos na sociedade. De que forma a Matemática tem sido utilizada, nos mais diversos espaços? A Matemática pode ofertar um espaço acolhedor para mulheres negras? E para a comunidade queer? De quais modos a Matemática tem sido utilizada pelos corpos subalternos? Preocupadas com essas demandas, apresentamos aqui uma breve explanação, e um possível ambiente, para discussões sobre como corpos subalternizados têm se apoiado nas matemática(s) para ocuparem diversos espaços e assim, fugir de opressões e desigualdades que os circulam. Queremos, então, neste artigo apresentar uma demanda inicial nossa, como maneira de questionar o lugar da Matemática e da Educação Matemática para além dos discursos e metanarrativas que são propagadas nessas áreas, que de tanto narrado se torna a única versão quando falamos de(a) Matemática. De modo que as nossas demandas recheadas de angustias possam emergir problemáticas outras nas mais diversas sujeitas.

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Biografia do Autor

  • Thays Alves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutoranda em Educação Matemática pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior. Membra dos grupos de pesquisa: NIEMS – Núcleo de Investigações em Educação Matemática e Sociedade; e FAEM – Formação, Avaliação e Educação Matemática. 

  • Vanessa Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do grupo de pesquisa NIEMS – Núcleo de Investigação em Educação Matemática e Sociedade.

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Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Alves de Oliveira, T., & Franco Neto, V. (2024). Outros olhares para a matemática: O conhecimento matemático pode ser um instrumento de proteção e abrigo?. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 262-273. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16399
Recebido 2024-03-05
Aprovado 2024-11-07
Publicado 2024-11-29