Etnopedagogias

Saberes Socioeducativos sem Procurar a Justa Forma (PLENÁRIA 2 MES12 BRAZIL))

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.15381

Palavras-chave:

Etnosaberes; Educação Indígena; Cultura; Identidade.

Resumo

O presente artigo tem como proposta discutir/refletir sobre alguns aspectos relativos às pedagogias de povos culturalmente distinto – Manoki/Iranxe, Mӱky, Apyãwa/Tapirapé e A’uwẽ/Xavante - a partir de uma ótica simétrica e de equidade dos diferentes saberes socioeducativos. Saberes e conhecimentos esses que nos explicita essa peculiaridade que cada povo possui na condução do processo socioeducativo de suas crianças. Nesse contexto, buscamos ainda mostrar a necessidade de ampliar o espectro epistemológico dos saberes e conhecimentos o que, consequentemente, nos obriga a considerar e respeitar outros modos de produzir sentidos, saberes e conhecimentos, ou seja, reconhecer/respeitar a diversidade de concepções e de identidades culturais nesse processo de produção do conhecimento. Ao discutir as diferentes pedagogias na perspectiva dos Etnosaberes, reconhecemos nelas um importante modo de se viver a experiência do encontro das diferentes formas de conceber, produzir, sistematizar e difundir saberes e conhecimentos em espaços distintos.

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Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

da Silva, A. A. (2024). Etnopedagogias: Saberes Socioeducativos sem Procurar a Justa Forma (PLENÁRIA 2 MES12 BRAZIL)). Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 247-261. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.15381
Recebido 2023-07-13
Aprovado 2024-08-08
Publicado 2024-11-29