Educação pela Experiência

Projetos de programação entendidos como um propósito em uma experiência matemática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15377

Palavras-chave:

experiência, Dewey, construcionismo, Scratch

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a filosofia da experiência de John Dewey, enfatizando suas concepções sobre experiência, experiência educativa e propósito. Além disso, apresentar e discutir como os projetos de programação desenvolvidos por crianças no Scratch podem ser entendidos como um propósito no contexto de sua filosofia, o que nos levou a relacionar o conceito de propósito construído por Dewey à ideia de projeto pessoal desenvolvida por Papert, no âmbito do construcionismo. Tal relação se torna importante para ampliar as investigações que tratam problemáticas relacionadas ao ensino de programação na educação básica. A fim de exemplificar as possíveis relações, apresentamos um projeto de programação desenvolvido por um aluno do quinto ano do ensino fundamental, reconhecendo nele os pressupostos teóricos da teoria de Dewey discutidos no texto, relacionando-os às ideias de Papert.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Campello, S. M. C. R. (2001). Educação em arte: uma proposta de formação continuada dos professores de artes visuais por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação. [Dissertação de mestrado]. Universidade de Brasília. Brasília. Brasil.

Dewey, J. (1976). Experiência e Educação. Trad: Anísio Teixeira. (2nd ed). Nacional.

Dewey, J. (1979). Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. Trad: Haydée Camargo Campos. (4nd ed). Nacional.

Ferreira, B. J. P., & Duarte, N. (2012). O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1019-1035, out.-dez.

Ghidoni, A. V. (2020). Contribuções da educação maker no contexto da aprendizagem baseada em projetos. [Dissertação de mestrado]. Universidade Presbiterina Mackenzie. São Paulo. Brasil.

Martins, A. R. Q. & Teixeira, A. C. (2015). Educação através da Informática Educativa: De John Dewey a Seymour Papert. Atas do XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa. (pp. 53-60). https://www.researchgate.net/publication/299552470_Atas_do_XVII_Simposio_Internacional_de_Informatica_Educativa.

Papert, S (1985). Logo: computadores e educação. Trads: José Armando Valente, Beatriz Bitelman, Afira Vianna Ripper. Brasiliense.

Papert, S (2008). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad: Sandra Costa. Artmed.

Westbrook, R. B (2010). John Dewey. Anísio Teixeira, José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues (org.). Massangana.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

da Silva Barbosa, L. L., & Maltempi, M. V. (2023). Educação pela Experiência: Projetos de programação entendidos como um propósito em uma experiência matemática educativa. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 783-792. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15377