Transmitir diferentes tipos de valores por meio de tarefas matemáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15310

Palavras-chave:

ensino de matemática, tarefas, valores sociais, epistemologia, educação matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades de incluir e transmitir uma variedade de valores no ensino da matemática por meio de tarefas em termos de sua abertura. Na primeira parte da introdução, apresentamos as ideias teóricas sobre valores na educação matemática de Bishop e Lim & Ernest. A segunda parte da introdução apresenta os motivos pelos quais a ênfase nos valores parece aconselhável. A matemática não é comumente associada a uma variedade de valores. Entretanto, para a educação matemática, uma orientação para as exigências da sociedade parece ser relevante. Estudiosos como Skovsmose e Fischer exigiram o desenvolvimento de uma capacidade de reflexão. Alguns currículos estaduais nacionais retratam algumas das exigências da sociedade, ao exigir uma orientação para valores gerais para todas as disciplinas escolares, mas nisto vemos discrepâncias no ensino praticado. A seção “Tarefas e Valores”, está relaciona com a justificativa de o porquê de as tarefas parecem ser um meio útil de influenciar a educação matemática. Vários estudiosos já investigaram as possibilidades de diferentes tipos de tarefas para o ensino de valores. Aqui conectamos este propósito às tarefas caracterizadas por seus vários modos de abertura. Como os professores são essenciais para desdobrar o potencial das tarefas, a presente análise pretende dar-lhes ideias concretas para a mediação de valores nas aulas de matemática. Na parte principal, analisamos tarefas tradicionais de livros antigos, com experiências em aulas na Armênia, bem como uma tarefa aberta com experiências de estudantes austríacos em trabalhos em parceria. As tarefas fornecem oportunidades para valores matemáticos como controle, abertura e para valores epistemológicos, bem como para valores mais gerais como autoconfiança, respeito mútuo, justiça e valores educacionais matemáticos como precisão e consistência. Em conclusão, o incentivo para discussões entre e com os alunos durante o processo de resolução da tarefa parece ser essencial. Nossas experiências mostram que os alunos reagem principalmente positivamente a tais atividades de discussão. Isto poderia ser uma motivação para que os professores assumam esta missão para além de razões idealistas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Aghamaleants, S. (1781). Թուաբանութիւն [Arithmetic]. Demetriay Theodosiants․

Algani, Y. M. (2019). Teaching values via the problem-solving approach in mathematics. International Journal of Latest Research in Engineering and Technology (05/10), 1–11.

Bishop, A. (2001). What values do you teach when you teach mathematics? In P. Gates (Ed.), Issues in mathematics teaching (pp. 93–104). Routledge.

Bishop, A., FitzSimons G., Seah W.T., Clarkson, C. (1999). Values in mathematics education: Making values teaching explicit in the mathematics classroom. Paper presented at the Combined Annual Meeting of the Australian Association for Research in Education and the New Zealand Association for Research in Education, Melbourne, Australia.

Bundesministerium für Bildung, Wissenschaft und Forschung (2023). Lehrplan der allgemeinbildenden höheren Schule. Fassung vom 20.01.2023. [Curriculum of the general secondary school. Version from 20.01.2023] https://www.ris.bka.gv.at/

GeltendeFassung.wxe?Abfrage=Bundesnormen&Gesetzesnummer=10008568

Daher, W. (2020). Values in the mathematics classroom, Educational Philosophy and Theory, 52(3), 284–299.

Fischer, R. (2012). Fächerorientierte Allgemeinbildung: Entscheidungskompetenz und Kommunikationsfähigkeit mit ExpertInnen [Subject-oriented general education: Ability to make decisions and communicate with experts]. In R. Fischer, U. Greiner & H. Bastel (Eds.), Domänen fächerorientierter Allgemeinbildung (pp. 9–17). Trauner.

Folkerts, M., Fraser, C. G., & Gray, J. J. (2022, August 24). Mathematics. Britannica. https://www.britannica.com/science/mathematics

Lim, C. H. P., & Ernest, P. (1997). Values in mathematics education: What is planned and what is espoused? In British Society for Research into Learning Mathematics (Ed.), Proceedings of the Day Conference held at the University of Nottingham, 1 March (pp. 37–44).

Mikaelian, H. (2011). Բարոյական արժեքները և մաթեմատիկայի կրթական ներուժը [Moral values and educational potential of mathematics]. Edit Print.

Mikaelian, H. (2018). Մաթեմատիկական կրթության արժեբանական հիմունքները։ Մաս 1․ Արժեքներ և արժեքային հարաբերություններ [The value bases of mathematical education. Part I: Values and value relations]. Edit Print.

Mikaelian, H., & Yenokyan, A. (2021). The problem of formation of moral values in the process of teaching mathematics In D. Kollosche (Ed.), Exploring new ways to connect (Vol. 2, pp. 662–670). Tredition. https://doi.org/10.5281/zenodo.5415473

Nimmervoll, L. (2021, May 23). Erben mit Verantwortung: Millionenerbin Marlene Engelhorn: „Besteuert mich endlich!“ [Heirs with responsibility. Millionaire heiress Marlene Engelhorn: „Tax me now!“]. Der Standard. https://www.derstandard.at/

story/2000126792517/millionenerbin-marlene-engelhorn-besteuert-mich-endlich

Papikean, H. (1875). Տարերք չափաբերութեան։ Գրահաշիւ կամ ալճեպրա [Elements of measurement: Algebra]. Mekhitarists.

Papikean, H. (1863). Տարերք չափաբերութեան ի պէտս ազգային վարժարանաց. թուաբանութիւն [Elements of measurement for the national schools: Arithmetic]. Mekhitarists.

Pehkonen, E. (2017). Open tasks in mathematics: Experiences with one problem field. Magistra Iadertina, (12), 9–19. https://doi.org/10.15291/magistra.1487

Plunger, C. (2021). Students dealing with tasks aiming at model- and context-oriented reflections. An explorative investigation. In D. Kollosche (Ed.), Exploring new ways to connect (Vol. 3, pp. 787–798). Tredition. https://doi.org/10.5281/zenodo.

Plunger, C. (in press). Was ist ein geeignetes Zentralmaß für die Anzahl von Facebook-Freunden österreichischer Facebook-User? [What is a suitable central measure for the number of Facebook friends of Austrian Facebook users?] In, Beiträge zum Mathematikunterricht 2022. auf der 56. Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik. WTM.

Rawls, J. (1999). A Theory of justice: Revised Edition. Harvard University Press. https://doi.org/10.2307/j.ctvkjb25m

Schneider, E. (2019). Thinking about – making sense: Reflecting in mathematics lessons – why, about what, how. In D. Glasnovic-Gracin & G. Trupcevic (Eds.), Proceedings of the symposia New Challenges in Mathematics Teaching (pp. 2–12). Sveučilište u Zagrebu, Učiteljski fakultet.

Seah, W. T., Bishop, A., FitzSimons, G., Clarkson, P. (2001). Exploring issues of control over values teaching in the mathematics classroom. Paper presented at the 2001 Annual Conference of the Australian Association for research in Education, Fremantle, Australia.

Skovsmose, O. (2020a). Banalty of mathematical expertise. ZDM, 52, 1187–1197. https://doi.org/10.1007/s11858-020-01168-4

Skovsmose, O. (2020b). Three narratives about mathematics education. For the Learning of Mathematics, 40(1), 47–51.

Sullivan, P., Clarke, D., & Clarke, B. (2013). Teaching with tasks for effective mathematics learning. Springer.

Taplin, M. (1998). Promoting education in human values in the regular mathematics classroom. EduMath 7 (12/98). 59–72.

Taplin, M. (2020). Teaching values through a problem solving approach to mathe¬matics. Math Goodies. https://www.mathgoodies.com/articles/teaching_values.

Yenokyan, A. (2019). Բարոյական արժեքների ձևավորումը մաթեմատիկայի ուսուցման գործընթացում [Formation of moral values in the teaching process of mathematics] [Doctoral dissertation]. Armenian State Pedagogical University, Yerevan, Armenia. http://etd.asj-oa.am/10768/

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Plunger, C., & Yenokyan, A. (2023). Transmitir diferentes tipos de valores por meio de tarefas matemáticas. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 336-346. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15310