O contexto negacionista e a resistência da comunidade científica

Aspectos associados à pandemia nas provas do ENADE de 2021

Autores

  • Ivy Judensnaider Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3670-9495
  • Cristina Pontes Bonfiglioli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Flaminio de Oliveira Rangel Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5033-5728

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338

Palavras-chave:

ENADE, INEP, covid-19, pandemia, conflito, avaliação

Resumo

O debate sobre a inclusão de aspectos associados à pandemia no componente de Formação Geral nas provas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho) de 2021 justifica-se em função de tal tema não estar contemplado pela base de itens comum a todos os cursos. Nesse sentido, entende-se que a inserção de temas associados à pandemia do coronavírus causador da Covid-19 no componente de Formação geral das provas do ENADE 2021 é um importante sinalizador dos temas percebidos como relevantes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), instituição responsável pela elaboração das provas do ENADE. Propomos que a inclusão deste conteúdo seja percebida como um movimento de resistência da comunidade acadêmica e dos técnicos do INEP ao ambiente negacionista que impregnou as áreas da Educação, Saúde e Ciência no Brasil.

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Biografia do Autor

Ivy Judensnaider, Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

É economista pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981), mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) no Programa de Estudos Pós-graduados em História da Ciência e é doutoranda no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora da Universidade Paulista nos cursos de Economia e Administração. Na mesma instituição coordenou o curso de Ciências Econômicas no Campi Marquês (SP) e no Campus Paulista (SP). É redatora de materiais didáticos de Filosofia para Ensino Médio do Colégio Objetivo e de material de apoio EaD da Universidade Paulista. Também atua no setor de publicações, como Editora Adjunta da revista Prometeica.

Cristina Pontes Bonfiglioli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil

Pesquisadora com formação multidisciplinar. Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP Rio Claro (1991) e bolsista CNPq de IC com pesquisa sobre o tema impactos ambientais da infraestrutura do Projeto Grande Carajás (Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro). Mestre pela Faculdade de Educação da USP (1998) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática com dissertação na área de epistemologia e ensino de Biologia. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2008) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Estudo dos Meios e da Produção Midiática com tese sobre a relação entre discurso ecológico e fotojornalismo acerca do Protocolo de Kyoto. Foi bolsista FAPESP durante estágio de Pós-doutorado no Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom), também na ECA-USP, com pesquisa sobre a noção de comunicação como encontro estético na fotografia produzida sobre a obra Spiral Jetty, de Robert Smithson, artista da Land Art, que usou a concepção de entropia para produzir muitas de suas obras. Atualmente, desenvolve segundo doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (PGEHAMAC-USP) sobre a percepção da paisagem a partir da fotografia aérea e astronômica. É diretora do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC-SP (Gestão jul. 2018- jun. 2020 Gestão jul. 2020 - jun. 2022) e editora adjunta de Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, desde março de 2017. Foi vice-presidente da SPM - Society for Phenomenology and Media, com sede na National University, San Diego, EUA (Gestão abr. 2016 - mar. 2019) e é atualmente membro do conselho de diretores. Atuou como colaboradora do LAPSI - Laboratório de Psicologia Social e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP, do Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e do HSSE - Grupo Multidisciplinar em História das Ciências na Educação Científica da UNIFESP Campus Diadema, participando de seminários e colóquios. Foi professora no Bacharelado em Ciências Ambientais e na Licenciatura em Ciências da UNIFESP Diadema e na pós-graduação Lato Sensu em Meio Ambiente e Sociedade da FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi também professora convidada da ECA-USP no curso de pós-graduação Lato Sensu Redes digitais, terceiro setor e sustentabilidade, de 2012 a 2016. É professora de Ciências em inglês para o Ensino Fundamental II em escola bilíngue. Dedica-se à pesquisa sobre as relações entre história da ciência, história da cultura e teoria da imagem; cultura da imagem e discurso ecológico; imagem fotográfica e discurso científico.

Flaminio de Oliveira Rangel, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2009), Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Especialista em Filosofia Política Moderna pela Universidade Federal do Paraná (1994). Graduou-se como Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1980) e Licenciatura Plena em Física pela PUC-SP (1999). Atualmente é Professor Associado da UNIFESP no Dep. de Ciências Exatas e da Terra, onde atua na formação de professores de ciências e em projetos como o PRODOCÊNCIA, LIFE. É orientador de mestrado no programa de pós-graduação de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - PECMA., onde atua na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no Ensino de Ciências, com enfoque no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no Letramento Científico e Tecnológico, na educação científica à distância e na formação de professores de ciências.

ORCID iD iconorcid.org/0000-0002-5033-5728

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

Judensnaider, I., Pontes Bonfiglioli, C., & de Oliveira Rangel, F. (2022). O contexto negacionista e a resistência da comunidade científica: Aspectos associados à pandemia nas provas do ENADE de 2021. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (24), 227–242. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338
##plugins.generic.dates.received## 2022-01-08
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