Consciência fonológica de crianças escolares após treino musical
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14432Palavras-chave:
Terapia da linguagem, Música, Educação, Aprendizagem, Linguagem, FonoaudiologiaResumo
Objetivo. Analisar o desempenho de escolares nas habilidades de discriminação de sons e consciência fonológica quanto aos componentes de rima, aliteração, síntese fonêmica e síntese silábica, antes e após uma intervenção musical de consciência fonológica; verificar a generalização das respostas; e analisar a associação das habilidades estudadas com a idade. Método. A ação de intervenção fonológica musical aconteceu em salas com grupos de escolares com idade entre 6 e 10 anos. Foram realizadas avaliações e treinos coletivos por meio de uma bateria de atividades de discriminação de sons e de consciência fonológica. Os desempenhos obtidos nas avaliações realizadas antes e após a intervenção musical foram comparados. Resultados. Após a intervenção fonológica musical, observou-se melhora no desempenho de consciência fonológica das crianças mais novas, com idade entre 6 e 7 anos, principalmente nas habilidades de síntese silábica e fonêmica. Para a habilidade de síntese fonêmica, houve generalização do benefício do treino para os estímulos não treinados. A idade esteve associada ao desempenho de consciência fonológica, exceto à habilidade de síntese fonêmica. Conclusão. A intervenção musical de consciência fonológica melhorou o desempenho das habilidades de síntese silábica e fonêmica das crianças mais novas e proporcionou generalização dos resultados, o que evidencia a importância deste tipo de estimulação das habilidades precursoras da linguagem escrita. Apenas o desempenho de síntese fonêmica não esteve associado à idade das crianças estudadas, portanto, a ação de intervenção destinada a escolares entre 6 e 10 anos influenciou positivamente o desempenho fonológico, reduzindo o impacto da idade.
Downloads
Métricas
Referências
Virtala P, Partanen E. Can very early music interventions promote at-risk infants' development? Ann N Y Acad Sci 2018;1423:92-101. https://doi.org/10.1111/nyas.13646
Ozernov-Palchik O, Patel AD. Musical rhythm and reading development: does beat processing matter? Ann N Y Acad Sci 2018;1423:166-75. https://doi.org/10.1111/nyas.13853
Steinbrink C, Knigge J, Mannhaupt G, Sallat S, Werkle A. Are temporal and tonal musical skills related to phonological awareness and literacy skills? - evidence from two cross-sectional studies with children from different age groups. Front Psychol 2019;10:805. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00805
Melby-Lervåg M, Lyster SA, Hulme C. Phonological skills and their role in learning to read: a meta-analytic review. Psychol Bull 2012;138:322-52. https://doi.org/10.1037/a0026744
Hulme C, Nash HM, Gooch D, Lervåg A, Snowling MJ. The Foundations of literacy development in children at familial risk of dyslexia. Psychol Sci 2015;26:1877-86. https://doi.org/10.1177/0956797615603702
Peng P, Fuchs D, Fuchs LS, Elleman AM, Kearns DM, Gilbert JK, et al. A longitudinal analysis of the trajectories and predictors of word reading and reading comprehension development among at-risk readers. J Learn Disabil 2019;52:195-208. https://doi.org/10.1177/0022219418809080
Logan JA, Hart SA, Cutting L, Deater-Deckard K, Schatschneider C, Petrill S. Reading development in young children: genetic and environmental influences. Child Dev 2013;84:2131-44. https://doi.org/10.1111/cdev.12104
Horowitz-Kraus T, Hutton JS, Phelan K, Holland SK. Maternal reading fluency is positively associated with greater functional connectivity between the child's future reading network and regions related to executive functions and language processing in preschool-age children. Brain Cogn 2018;121:17-23. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2018.01.003
Wang Z, Soden B, Deater-Deckard K, Lukowski SL, Schenker VJ, Willcutt EG, et al. Development in reading and math in children from different SES backgrounds: the moderating role of child temperament. Dev Sci 2017;20:12380. https://doi.org/10.1111/desc.12380
Sugaya A, Fukushima K, Takao S, Kasai N, Maeda Y, Fujiyoshi A, et al. Impact of reading and writing skills on academic achievement among school-aged hearing-impaired children. Int J Pediatr Otorhinolaryngol 2019;126:109619. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2019.109619
Murray L, Jennings S, Mortimer A, Prout A, Melhuish E, Hughes C, et al. The impact of early-years provision in Children's Centres (EPICC) on child cognitive and socio-emotional development: study protocol for a randomised controlled trial. Trials 2018;19:450. https://doi.org/10.1186/s13063-018-2700-x
Sajedi F, Habibi E, Hatamizadeh N, Shahshahanipour S, Malek Afzali H. Early storybook reading and childhood development: A cross-sectional study in Iran. F1000Res 2018;7:411. https://doi.org/10.12688/f1000research.14078.1
Sheridan SM, Knoche LL, Kupzyk KA, Edwards CP, Marvin CA. A randomized trial examining the effects of parent engagement on early language and literacy: the Getting Ready intervention. J Sch Psychol 2011;49:361-83. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2011.03.001
Morken F, Helland T, Hugdahl K, Specht K. Reading in dyslexia across literacy development: A longitudinal study of effective connectivity. Neuroimage 2017;144:92-100. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2016.09.060
Tierney A, Kraus N. Music training for the development of reading skills. Prog Brain Res 2013;207:209-41. https://doi.org/10.1016/B978-0-444-63327-9.00008-4
Barbaroux M, Dittinger E, Besson M. Music training with Demos program positively influences cognitive functions in children from low socio-economic backgrounds. PLoS One 2019;14:e0216874. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0216874
Nutley BS, Darki F, Klingberg T. Music practice is associated with development of working memory during childhood and adolescence. Front Hum Neurosci 2014;7:926. https://doi.org/10.3389/fnhum.2013.00926
Madjar N, Gazoli R, Manor I, Shoval G. Contrasting effects of music on reading comprehension in preadolescents with and without ADHD. Psychiatry Res 2020;291:113207. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113207
Flaugnacco E, Lopez L, Terribili C, Montico M, Zoia S, Schön D. Music training increases phonological awareness and reading skills in developmental dyslexia: a randomized control trial. PLoS One 2015;10:e0138715. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0138715
Capellini SA, Smythe I, Silva C. Protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas: Livro do profissional e do professor. Ribeirão Preto: Booktoy; 2017.
Moojen SMP, Lamprecht R, Santos RM, Freitas GM, Brodacz R, Siqueira M, et al. CONFIAS: Consciência fonológica Instrumento de avaliação sequencial. 4ª Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2015.
Toschi LS, Moura C, Cavalcante M, De Souza T. Consciência fonológica em crianças de 4 anos com e sem musicalização. Rev EVS 2015;42:371-82. http://dx.doi.org/10.18224/est.v42i3.4137
Martins RA, Ribeiro MG, Pastura GMC, Monteiro MC. Remediação fonológica em escolares com TDAH e dislexia. Codas 2020;32:e20190086. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192019086
Lopes F. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Rev Psicol Esc Educ 2004;8:241-3. https://doi.org/10.1590/S1413-85572004000200015
Novaes CB, Mishima F, Dos Santos PL. Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização. Rev Psicopedagogia 2013;30:189-200. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000300005
Tofolli MB, Lamprecht RR. A estimulação de habilidades auditivo-verbais de crianças pré-silábicas: contribuições para o desenvolvimento da consciência fonológica. Rev Letras Hoje 2008;43:89-97. https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/5614
Nunes DRP, Walter EC. Processos de leitura em educandos com autismo: um estudo de revisão. Rev Bras Ed Esp 2016;22:619-32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382216000400011
Donicht G, Ceron MI, Keske-Soares M. Spelling errors and phonological awareness skills in children with typical and atypical phonological development. Codas 2019;31:e20170212. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018212
MEC/Sealf. Relatório nacional de alfabetização baseada em evidência. Ministério da Educação – MEC. Secretaria de Alfabetização (Sealf). Brasília-DF. 2020. https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/RENABE_web.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Débora Thais Ulhoa Lucena, Camila de Castro Corrêa, Maysa Luchesi Cera

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aceito: 2023-02-15
Publicado: 2023-03-06