Checklist de fatores de risco para a linguagem oral e avaliação fonoaudiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14639

Palavras-chave:

Linguagem, Desenvolvimento da linguagem, Fatores de Risco, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo. Identificar fatores de riscos para as alterações de linguagem em crianças pré-escolares, averiguando possível associação com a fonologia. Método. Participaram 76 crianças de ambos os sexos, de 3 a 5 anos, cujos pais responderam ao checklist CICRICAL sobre os fatores de risco e marcos do desenvolvimento linguístico. Também foi aplicado o teste de linguagem infantil na área de fonologia (ABFW). Resultados. Observou-se a prevalência de histórico de pouca interação verbal com a criança (23,7%), prematuridade (17,1%), baixa escolaridade materna (15,8%) e antecedente familiar (14,5%). Houve concentração na Zona Livre com 37 crianças (48,7%) e na Zona Alerta com 32 crianças (42,1%). A presença de pelo menos um fator de risco se associou com alterações no subsistema fonológico (p=0,03). Conclusão. Assim, houve maior ocorrência do histórico positivo para pouca interação verbal com a criança e prematuridade. O checklist CICRICAL se associou com a avaliação de fonologia.

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

De Oliveira , L. F. ., Corrêa, C. de C., & Maximino , L. P. . (2023). Checklist de fatores de risco para a linguagem oral e avaliação fonoaudiológica. Revista Neurociências, 31, 1–15. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14639

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2022-12-05
Aceito: 2023-04-11
Publicado: 2023-05-09

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