A conquista da metrópole profana: uma análise da territorialidade religiosa como instrumento da patrimonialização imaterial em Fortaleza (CE)

Autores

  • Luiz Raphael Teixeira da Silva Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6121

Resumo

O estudo faz uma análise geográfica comparativa da efervescência inovadora da religiosidade contemporânea, a partir da perspectiva de territorialidades religiosas na escala da metrópole de Fortaleza. A pesquisa considera as estratégias e dinâmicas do Santuário de Nossa Senhora da Assunção e do Ministério Canaã da Assembléia de Deus, no Brasil. Ambos se apresentam em constante mudança e adequação às práticas sócio-espaciais modernas. Fato que tem provocado inúmeras reações na formação do campo religioso atual de Fortaleza, expressando o adensamento de espaços simbólicos; cada vez mais percebidos pelo grande número de templos religiosos na metrópole e o crescente número de festas religiosas em seu espaço público. A fundamentação teórica da Geografia Cultural e da Geografia da Religião contribuiu com o conceito de espaço sagrado e ajudou na demarcação de territórios simbólicos. E a investigação mostrou como seu entorno profano sacraliza-se durante momentos passageiros, produzindo uma religiosidade móvel, característica da mudança do perfil religioso da população de Fortaleza. Segundo análises comparativas dos Censos demográficos do IBGE de 1991 e 2000 e interpretações de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF. Além da verificação de dados de pesquisas específicas realizadas por instituições religiosas do Brasil e do exterior, bem como de universidades brasileiras. Elucidando o processo de ressiginificação dos dois grupos religiosos, que com suas estratégias espetaculares, festivas e promocionais, formam um espaço mediador de práticas sacro-profanas, capazes de influenciar diretamente o planejamento cultural e religioso de áreas metropolitanas como Fortaleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Raphael Teixeira da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Tem experiência como pesquisador na área de Geografia Cultural e Geografia e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidades, espetáculos e festas no espaço público metropolitano que implicam na reestruração educacional e espacial da cidade. Sendo colaborador do Laboratório de Estudos Geoeducacionais-LEGE, UFC e professor do Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (UNICE).

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha (Espanha) em 2011; e em Turismo, pela Universidade de São Paulo (Brasil), em 2005. Realizou seus estudos de Mestrado (Geografia Escolar) e de Doutorado (Geografia Cultural), no Programa de Geografia Humana, obtendo seus títulos pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFLCH) da USP, em 1993 e 1999, respectivamente. Geógrafo (CREA-CE 42106) e Licenciado pela mesma Faculdade, atua como Professor Adjunto (Nível IV) no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado), e no Mestrado de Avaliação de Políticas Públicas. Pesquisador nas temáticas do Imaginário Geográfico e da Educação Patrimonial, integra a Rede de pesquisas do Núcleo de Estudos Espaço e Representações (NEER), tendo atuado há alguns anos em outras redes como CELACC/USP e Observatório das Metrópoles/UFRJ. No Laboratório de Estudos Geoeducacionais (LEGE - DG e PPGG) da UFC, desenvolve projetos no campo das Representações, Festas, Turismo, Patrimônio e Mídias Formativas. Entre eles a pesquisa "Dimensões Territoriais das Festas Populares e do Turismo. (CAPES/MinC), em parceria com a UFG e a UFS. É Editor-chefe da Revista eletrônica GEOSABERES e Coordenacor do Bacharelado e da Licenciatura (gestão 2010-2012) na UFC.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

Silva, L. R. T. da, & Oliveira, C. D. M. de. (2013). A conquista da metrópole profana: uma análise da territorialidade religiosa como instrumento da patrimonialização imaterial em Fortaleza (CE). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6121
Recebido: 2012-05-31
Aceito: 2012-12-10
Publicado: 2013-01-31