A conquista da metrópole profana: uma análise da territorialidade religiosa como instrumento da patrimonialização imaterial em Fortaleza (CE)

Autores

  • Luiz Raphael Teixeira da Silva Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6121

Resumo

O estudo faz uma análise geográfica comparativa da efervescência inovadora da religiosidade contemporânea, a partir da perspectiva de territorialidades religiosas na escala da metrópole de Fortaleza. A pesquisa considera as estratégias e dinâmicas do Santuário de Nossa Senhora da Assunção e do Ministério Canaã da Assembléia de Deus, no Brasil. Ambos se apresentam em constante mudança e adequação às práticas sócio-espaciais modernas. Fato que tem provocado inúmeras reações na formação do campo religioso atual de Fortaleza, expressando o adensamento de espaços simbólicos; cada vez mais percebidos pelo grande número de templos religiosos na metrópole e o crescente número de festas religiosas em seu espaço público. A fundamentação teórica da Geografia Cultural e da Geografia da Religião contribuiu com o conceito de espaço sagrado e ajudou na demarcação de territórios simbólicos. E a investigação mostrou como seu entorno profano sacraliza-se durante momentos passageiros, produzindo uma religiosidade móvel, característica da mudança do perfil religioso da população de Fortaleza. Segundo análises comparativas dos Censos demográficos do IBGE de 1991 e 2000 e interpretações de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF. Além da verificação de dados de pesquisas específicas realizadas por instituições religiosas do Brasil e do exterior, bem como de universidades brasileiras. Elucidando o processo de ressiginificação dos dois grupos religiosos, que com suas estratégias espetaculares, festivas e promocionais, formam um espaço mediador de práticas sacro-profanas, capazes de influenciar diretamente o planejamento cultural e religioso de áreas metropolitanas como Fortaleza.

Biografia do Autor

  • Luiz Raphael Teixeira da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Tem experiência como pesquisador na área de Geografia Cultural e Geografia e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidades, espetáculos e festas no espaço público metropolitano que implicam na reestruração educacional e espacial da cidade. Sendo colaborador do Laboratório de Estudos Geoeducacionais-LEGE, UFC e professor do Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (UNICE).
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
    Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha (Espanha) em 2011; e em Turismo, pela Universidade de São Paulo (Brasil), em 2005. Realizou seus estudos de Mestrado (Geografia Escolar) e de Doutorado (Geografia Cultural), no Programa de Geografia Humana, obtendo seus títulos pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFLCH) da USP, em 1993 e 1999, respectivamente. Geógrafo (CREA-CE 42106) e Licenciado pela mesma Faculdade, atua como Professor Adjunto (Nível IV) no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado), e no Mestrado de Avaliação de Políticas Públicas. Pesquisador nas temáticas do Imaginário Geográfico e da Educação Patrimonial, integra a Rede de pesquisas do Núcleo de Estudos Espaço e Representações (NEER), tendo atuado há alguns anos em outras redes como CELACC/USP e Observatório das Metrópoles/UFRJ. No Laboratório de Estudos Geoeducacionais (LEGE - DG e PPGG) da UFC, desenvolve projetos no campo das Representações, Festas, Turismo, Patrimônio e Mídias Formativas. Entre eles a pesquisa "Dimensões Territoriais das Festas Populares e do Turismo. (CAPES/MinC), em parceria com a UFG e a UFS. É Editor-chefe da Revista eletrônica GEOSABERES e Coordenacor do Bacharelado e da Licenciatura (gestão 2010-2012) na UFC.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

SILVA, Luiz Raphael Teixeira da; OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. A conquista da metrópole profana: uma análise da territorialidade religiosa como instrumento da patrimonialização imaterial em Fortaleza (CE). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.34024/rbecotur.2013.v6.6121. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6121. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2012-05-31
Aprovado 2012-12-10
Publicado 2013-01-31