Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço

Autores

  • Rodrigo Machado

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5872

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar as Unidades de Conservação em regiões metropolitanas como relacionadas a ambientes diversos em um mesmo espaço: o núcleo protegido e seu entorno. Ainda, oferecer possibilidades para a abordagem de duas proposições antagônicas em Educação Ambiental, uma identificada como crítica, popular e transformadora; outra afeta a ações comportamentalistas com apelo a mudanças individuais. A discussão promovida no texto se pauta por apresentar o debate acerca do modelo de unidades de conservação no Brasil, as diferenças entre as perspectivas conservadora e emancipatória da Educação Ambiental e a ideia do turismo como recurso pedagógico, tendo como contexto o referido espaço que guarda dois ambientes em conflito: a preservação dos recursos naturais e a tensão resultante da expressão socioespacial de uma sociedade estratificada.

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Publicado

24.01.2010

Como Citar

MACHADO, Rodrigo. Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. DOI: 10.34024/rbecotur.2010.v3.5872. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5872. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2009-10-28
Aprovado 2009-12-14
Publicado 2010-01-24