Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço

Autores

  • Rodrigo Machado

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5872

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar as Unidades de Conservação em regiões metropolitanas como relacionadas a ambientes diversos em um mesmo espaço: o núcleo protegido e seu entorno. Ainda, oferecer possibilidades para a abordagem de duas proposições antagônicas em Educação Ambiental, uma identificada como crítica, popular e transformadora; outra afeta a ações comportamentalistas com apelo a mudanças individuais. A discussão promovida no texto se pauta por apresentar o debate acerca do modelo de unidades de conservação no Brasil, as diferenças entre as perspectivas conservadora e emancipatória da Educação Ambiental e a ideia do turismo como recurso pedagógico, tendo como contexto o referido espaço que guarda dois ambientes em conflito: a preservação dos recursos naturais e a tensão resultante da expressão socioespacial de uma sociedade estratificada.

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Publicado

24.01.2010

Como Citar

Machado, R. (2010). Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 3(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5872
Recebido: 2009-10-28
Aceito: 2009-12-14
Publicado: 2010-01-24