O Circuito Regional de Turismo Rural como espaço de educação não formal no Geoparque Uberaba

Autores

  • Maria Aparecida Basilio Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Vicente Batista dos Santos Neto Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/jdkfyf08

Palavras-chave:

Turismo Rural. Educação. Espaço não formal. Regionalização.

Resumo

O Turismo Rural vem se destacando como uma oportunidade de aprendizado não formal, conectando os visitantes às práticas do campo, à cultura local e à natureza. E, ligado aos Geoparques, torna-se geoturismo na conservação e preservação do Meio Ambiente em sustentabilidade do território. O objetivo deste artigo é analisar a proposta do Circuito Regional de Turismo Rural promovido no Geoparque Uberaba e sua relevância como meio de educação não-formal. Para atingir esses objetivos, foi utilizada pesquisa qualitativa, questionário e entrevista, por meio do levantamento detalhado considerando os espaços que compõem o circuito no município. A pesquisa evidenciou que o Circuito Rural se apresenta como uma ferramenta importante para a educação não formal no território de Uberaba, consubstanciando com o Geoparque Uberaba na preservação, conservação e divulgação do município de Uberaba, com potencial para servir de referência para outros municípios brasileiros.

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Publicado

06.08.2025

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Como Citar

BASILIO, Maria Aparecida; SANTOS NETO, Vicente Batista dos. O Circuito Regional de Turismo Rural como espaço de educação não formal no Geoparque Uberaba. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 4, p. 651–671, 2025. DOI: 10.34024/jdkfyf08. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/19640. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-10-29
Aprovado 2025-05-07
Publicado 2025-08-06