Ecoturismo e objetivos do desenvolvimento sustentável na Ilha de João Pilatos em Ananindeua (PA): o papel da gestão pública municipal

Autores

  • Silvia Helena Ribeiro Cruz Universidade Federal do Pará.
  • Klawton Palmer Wasques e Silva Santos Universidade Federal do Pará.
  • Vitor Gabriel de Souza Lima Universidade Federal do Pará.
  • Jonathan Rodrigues Nunes Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2025.v18.18615

Palavras-chave:

Ecoturismo, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Pública

Resumo

Este artigo se justifica-se mostrando que existem lugares com potencial para o fomento do turismo em Ananindeua no estado do Pará, ressaltando a necessidade de se realizar mais estudos para que essas referências possam ajudar no desenvolvimento da atividade turística no município e contribua para a elaboração de políticas públicas na área. O objetivo foi analisar com base nas informações obtidas em campo sobre o incentivo por parte da própria comunidade de João Pilatos e do poder público municipal para o desenvolvimento da atividade turística, mais especificamente o ecoturismo como uma alternativa capaz de gerar benefícios econômicos e sociais, além de sua contribuição para a preservação dos recursos naturais. Para atingir seus objetivos os procedimentos metodológicos utilizados foram as atividades de gabinete, caracterizada por levantamentos bibliográficos e documentais e em mídias eletrônicas, além de entrevistas com aplicação de questionários com agentes públicos de turismo do município e comunidade local onde foi realizado tanto com a líder comunitária quanto com os moradores da comunidade. O estudo em suas possibilidades conseguiu alcançar todos os seus objetivos preestabelecidos e todas as partes envolvidas foram entrevistadas e pôde-se fazer uma análise com base nessas informações obtidas em campo sobre o incentivo por parte da própria comunidade de João Pilatos e do poder público municipal para o desenvolvimento do ecoturismo na ilha.

Biografia do Autor

  • Silvia Helena Ribeiro Cruz, Universidade Federal do Pará.

    Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/Universidade Federal do Pará. Docente de Turismo na Universidade Federal do Pará. Belém, Pará, Brasil.

  • Klawton Palmer Wasques e Silva Santos, Universidade Federal do Pará.

    Especialista em Planejamento e Gestão Pública em Turismo / Universidade Federal do Pará (UFPA).

  • Vitor Gabriel de Souza Lima, Universidade Federal do Pará.

    Especialista em Planejamento e Gestão Pública em Turismo / Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Referências

BRASIL. Ministério do Turismo. Ecoturismo: orientações básicas. 2° Ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 90 p.

BEZERRA, Dayara Vanessa de Souza et al. Turismo de Base Comunitária: proposta para o resgate cultural da comunidade quilombola Alto Itacuruçá, Abaetetuba (PA). Revista Brasileira de Ecoturismo.], v. 9, n. 6, 2016.

CASTRO, Milene de Cassia Santos de. Análise do Uso Turístico da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (PA). Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 13, n. 2, 2020.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa:escolhendo entre cinco abordagens. 3º Ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 341 p.

CRUZ, Silvia Helena R.; SIQUEIRA MENDES, Fabricio Lemos (Org.). Turismo: gestão e desenvolvimento na Pan-Amazônia. 1. ed. Belém (PA): Paka-Tatu, 2021.

DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. São Paulo: Atlas, 2003. 208 p.

FERRETI, Eliane Regina. Turismo e meio ambiente: uma abordagem integrada. São Paulo: Roca, 2002.170 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Ananindeua, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/ananindeua.html Acesso em: 18 out. 2022.

LIMA, Vitor Gabriel De Souza. Turismo nos polos turísticos do estado do Pará: análise e perspectivas para o município de Bragança a partir do estudo da oferta e demanda turística. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 21 nov. 2022.

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Gestão pública: gestão pública aplicada: união, estados e municípios, gestão pública no Brasil, de JK à Lula, gestão orçamentária e financeira, a gestão fiscal responsável, tributação e orçamento, tópicos especiais em contabilidade pública, gestão das contas nacionais, gestão ecológica e ambiental. 2° Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 368p.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um Estado para a Sociedade Civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. 3° Ed. São Paulo: Cortez, 2015. 272 p.

PARÁ. Secretaria Estadual de Turismo. Inventário da Oferta Turística do Pará: Ananindeua. Belém, PA: Secretaria de Estado de Turismo, 2021. 135p.

SANTOS, Klawton Palmer Wasques e Silva; LIMA, Vitor Gabriel de Souza; CRUZ, Silvia Helena Ribeiro. Ecoturismo e sustentabilidade na Ilha de João Pilatos em Ananindeua-PA: a atuação da gestão pública municipal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão do Turismo) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.

SERRANO, Célia M. de Toledo. O “produto” ecoturístico. In: ANSARAH, Marília G. dos Reis. Turismo. Como aprender, como ensinar, vol. 2. 3° Ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004, p. 203-234.

SILVA, Christian Luiz da; BASSI, Nadia Solange Schmidt. Políticas públicas e desenvolvimento local. In: SILVA, Christian, Luiz da (Org.). Políticas públicas e desenvolvimento local: instrumentos e proposições de análise para o Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 15-38.

SILVA, Livia Cristina Barros da; SANTOS, Paula Schulz dos. A política pública de turismo da Embratur e suas transformações até a atualidade. Revista Turismo Contemporâneo, Natal, v. 9, n. 3, p. 363-384, set./dez. 2021.

WWF. Desenvolvimento sustentável, 2022. Disponível em: https://www.wwf.org.br/nossosconteudos/educacaoambiental/conceitos/desenvolvimentosustentavel/ . Acesso em: 21 nov. 2022.

Downloads

Publicado

01.05.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRUZ, Silvia Helena Ribeiro; SILVA SANTOS, Klawton Palmer Wasques e; SOUZA LIMA, Vitor Gabriel de; NUNES, Jonathan Rodrigues. Ecoturismo e objetivos do desenvolvimento sustentável na Ilha de João Pilatos em Ananindeua (PA): o papel da gestão pública municipal. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 485–506, 2025. DOI: 10.34024/rbecotur.2025.v18.18615. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/18615. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-05-10
Aprovado 2025-02-03
Publicado 2025-05-01