Ecoturismo e Educação Ambiental nas trilhas guiadas no Vale do Capão (BA)

Autores

  • Tatiane Evaristo da Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Maria Cristina Crispim Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Maristela Oliveira de Andrade Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Paloma de Sousa Regala Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2021.v14.11416

Palavras-chave:

Ecoturismo; Trilhas Guiadas; Educação ambiental; Vale do Capão. Parque Nacional da Chapada Diamantina;

Resumo

O artigo objetiva discutir o ecoturismo com foco na educação ambiental, tomando o caso das trilhas ecológicas realizadas em um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Com a finalidade de contribuir com o fomento de uma perspectiva de educação ambiental nas atividades ecoturísticas foi oferecida uma formação para os guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), localizada no distrito Caeté-Açu, no município de Palmeiras/BA. Trata-se de uma Investigação de Ação Participante (IAP) que se constituiu em três etapas: 1. aplicação de um questionário estruturado, no qual objetivou-se recolher informações sobre o conhecimento dos guias sobre ecoturismo, educação ambiental e a conduta deles nas trilhas; 2. realização de um curso de formação, através de apresentação dos conceitos de ecoturismo, bem como a sua aplicação a partir de uma perspectiva de Educação Ambiental (EA); 3. Aplicação do questionário estruturado, novamente, como uma forma de identificar se houve mudanças na percepção dos guias, antes e após o curso de formação. A pesquisa contou com a participação de 11 condutores/guias inscritos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em uma ação conjunta que uniu uma pesquisa científica de mestrado e um projeto de extensão, apenas 9 condutores/guias finalizaram o curso. Ao final da pesquisa, conclui-se que, embora o Vale do Capão seja um dos destinos mais procurados como opção ecoturística, não há clareza sobre os princípios do ecoturismo, por parte dos condutores/guias nas trilhas ecológicas, o que dificulta a efetivação das finalidades do ecoturismo. Após a realização do curso notou-se uma mudança na percepção dos condutores/guias, que passaram a compreender o ecoturismo nas diversas dimensões: Educação/Conscientização e Conservação ambiental, demonstrando a importância da realização de formações continuadas nesses espaços.

Biografia do Autor

  • Tatiane Evaristo da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

    Graduada em Turismo na UFPB, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-(PRODEMA) Paraíba.

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Publicado

01.08.2021

Como Citar

SILVA, Tatiane Evaristo da; CRISPIM, Maria Cristina; ANDRADE, Maristela Oliveira de; REGALA, Paloma de Sousa. Ecoturismo e Educação Ambiental nas trilhas guiadas no Vale do Capão (BA). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 14, n. 3, 2021. DOI: 10.34024/rbecotur.2021.v14.11416. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/11416. Acesso em: 6 dez. 2025.
Recebido 2020-11-18
Aprovado 2020-12-01
Publicado 2021-08-01