Proposta de ordenamento das áreas de camping da comunidade da Prainha Branca, Guarujá (SP)

Autores

  • Marcos Buhrer Campolim Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP
  • Ana Paula Garcia Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP
  • Tathiany Regina Lima Mottola Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6128

Palavras-chave:

Comunidade Tradicional, Prainha Branca, Ordenamento de Camping, Unidade de Conservação.

Resumo

A área de estudo localiza-se na Prainha Branca, município do Guarujá (SP), na Serra do Guararú , local tombado pelo CONDEPHAAT (Resolução SC Nº 048/1992 – 18/12/1992) devido aos seus atributos naturais e culturais e está inserida na Área de Manejo Especial da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, Unidade de Conservação do Estado de São Paulo e APA Municipal da Serra do Guararú . Em 2011, iniciaram-se trabalhos conjuntos entre Fundação Florestal e Sociedade Amigos da Prainha Branca, entre outras atividades, visando à regularização das atividades de camping por ser demanda emergencial da comunidade para garantir a renda dos moradores que necessitam desta atividade para subsistência. As atuais áreas de camping apresentam excesso de barracas sem estrutura sanitária adequada para atender o contingente nas áreas de camping. Este trabalho teve como objetivo a formatação de proposta de ordenamento das áreas de campings. Foram coletadas informações junto aos donos das áreas de camping de forma participativa. Os parâmetros considerados foram estrutura sanitária, área disponível e número de pessoas por barraca. Foram analisadas 27 áreas de camping. Priorizou-se a viabilização de áreas de camping para famílias tradicionais residentes. Esta proposta de ordenamento promove redução de 53,3% da quantidade de barracas, de forma ponderada entre todas as áreas atuais. Espera-se redução dos problemas ambientais da comunidade e melhoria na qualidade dos serviços prestados com melhor rendimento financeiro.

Biografia do Autor

  • Marcos Buhrer Campolim, Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP
    Oceanógrafo, pesquisador e gestor de Unidade de Conservação
  • Ana Paula Garcia, Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP
    Bióloga, habilitada em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. Monitora Ambiental de Unidade de Conservação.
  • Tathiany Regina Lima Mottola, Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP
    Pós Graduada em Gestão Ambiental, Auditora interna NBR ISO 9001:2008, NBR ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, Graduada em Oceanografia e Tecnologia em Petróleo e Gás. Monitora Ambiental de Unidade de Conservação.

Downloads

Publicado

30.11.2013

Como Citar

CAMPOLIM, Marcos Buhrer; GARCIA, Ana Paula; MOTTOLA, Tathiany Regina Lima. Proposta de ordenamento das áreas de camping da comunidade da Prainha Branca, Guarujá (SP). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 5, 2013. DOI: 10.34024/rbecotur.2013.v6.6128. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6128. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2012-05-31
Aprovado 2013-09-20
Publicado 2013-11-30