Proposta de ordenamento das áreas de camping da comunidade da Prainha Branca, Guarujá (SP)

Autores

  • Marcos Buhrer Campolim Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP
  • Ana Paula Garcia Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP
  • Tathiany Regina Lima Mottola Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6128

Palavras-chave:

Comunidade Tradicional, Prainha Branca, Ordenamento de Camping, Unidade de Conservação.

Resumo

A área de estudo localiza-se na Prainha Branca, município do Guarujá (SP), na Serra do Guararú , local tombado pelo CONDEPHAAT (Resolução SC Nº 048/1992 – 18/12/1992) devido aos seus atributos naturais e culturais e está inserida na Área de Manejo Especial da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, Unidade de Conservação do Estado de São Paulo e APA Municipal da Serra do Guararú . Em 2011, iniciaram-se trabalhos conjuntos entre Fundação Florestal e Sociedade Amigos da Prainha Branca, entre outras atividades, visando à regularização das atividades de camping por ser demanda emergencial da comunidade para garantir a renda dos moradores que necessitam desta atividade para subsistência. As atuais áreas de camping apresentam excesso de barracas sem estrutura sanitária adequada para atender o contingente nas áreas de camping. Este trabalho teve como objetivo a formatação de proposta de ordenamento das áreas de campings. Foram coletadas informações junto aos donos das áreas de camping de forma participativa. Os parâmetros considerados foram estrutura sanitária, área disponível e número de pessoas por barraca. Foram analisadas 27 áreas de camping. Priorizou-se a viabilização de áreas de camping para famílias tradicionais residentes. Esta proposta de ordenamento promove redução de 53,3% da quantidade de barracas, de forma ponderada entre todas as áreas atuais. Espera-se redução dos problemas ambientais da comunidade e melhoria na qualidade dos serviços prestados com melhor rendimento financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Buhrer Campolim, Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP

Oceanógrafo, pesquisador e gestor de Unidade de Conservação

Ana Paula Garcia, Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP

Bióloga, habilitada em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. Monitora Ambiental de Unidade de Conservação.

Tathiany Regina Lima Mottola, Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo, SP

Pós Graduada em Gestão Ambiental, Auditora interna NBR ISO 9001:2008, NBR ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, Graduada em Oceanografia e Tecnologia em Petróleo e Gás. Monitora Ambiental de Unidade de Conservação.

Downloads

Publicado

30.11.2013

Como Citar

Campolim, M. B., Garcia, A. P., & Mottola, T. R. L. (2013). Proposta de ordenamento das áreas de camping da comunidade da Prainha Branca, Guarujá (SP). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(5). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6128
Recebido: 2012-05-31
Aceito: 2013-09-20
Publicado: 2013-11-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)