The socio-environmental issue through electronic games

Authors

  • Diego Geovan dos Reis Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Leandro Baptista Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.34024/5mtkz841

Keywords:

Videogames, Environmental Education, Sustainability

Abstract

This study focuses on understanding how digital games can be used to foster reflection on socio-environmental issues. Adopting an inductive, qualitative, exploratory, and descriptive approach, it assumes that games can simulate cause-and-effect relationships through automatic feedback mechanisms that signal the success or failure of player actions. These dynamics may prompt players to reflect on their environmental impact or efforts to mitigate it. The analysis centers on six games: Cities: Skylines, Eco, Terra Nil, Subnautica, Oxenfree, and Final Fantasy VII. The results identify the socio-environmental themes addressed in each game, explore how these narratives and mechanics can stimulate critical thinking among players, and highlight the potential of such games as tools for environmental education. Ultimately, the study suggests that digital games can function as meaningful strategies for promoting critical awareness of socio-environmental challenges and advancing sustainability.

Author Biographies

  • Diego Geovan dos Reis, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduado em Turismo pela UNICENTRO. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER. Graduado em Letras, pela UNINTER. Atualmente, professor do curso de graduação em Turismo na UNICENTRO. Possui experiência de pesquisa em estudos patrimoniais interpretativos, educação informal e fenomenologia aplicada. Seu interesse de pesquisa atual concerne à área de Geociências, especificamente Geografia Física (Geomorfologia), Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques, com ênfase nos estudos de Interpretação do Patrimônio Geológico e o ensino de Geociências. Atua também com pesquisas na área de Gamestudies por meio de abordagens geográficas representacionais e não representacionais de Ambientes Geográficos Virtuais.

  • Leandro Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008), Mestrado em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Atualmente é professor, pesquisador e extensionista na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase nos seguintes temas: GameStudies, Gamificação, Tecnologias, Educação e Interpretação do Patrimônio e; Unidades de Conservação.

References

AU, Wagner James. Os bastidores do Second Life: notícias de um novo mundo. São Paulo: Idéia & Ação, 2008.

BAPTISTA, Leandro. Tecnologia móvel enquanto técnica interpretativa em Unidades de Conservação: relação com a experiência do visitante. Orientadora: Jasmine Cardozo Moreira. 2019. 213 f. Tese (Doutorado em Geografia) – UEPG, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2779. Acesso em: 02 jun. 2025.

BAPTISTA, Leandro; ALBACH, Valéria de Meira; MACIEL, Elaine Gabriela Gomes; SOUZA, Eduardo Vitor Correa de.

Eventos de esports: uma investigação via teoria do Fandom. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 17, n. 3, p. 21-46, jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.61564/raoit.v17n3.7441. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/raoit/article/view/7441. Acesso em: 01 jun.2025.

BAPTISTA, Leandro; DIAS, Stteffany Paolla. Promovendo o turismo através de jogos eletrônicos: discussões acerca de Forza Horizon 4. Anais do 17º Fórum Internacional de Turismo. Foz do Iguaçu, 2023. Disponível em: https://www.sisapeventos.com.br/staff/app/files/submissions/44/2960-11624-55.pdf. Acesso em: 02 jun. 2025.

BAPTISTA, Leandro; REIS, Diego Geovan dos. Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Red Dead Redemption 2. Geografia (Londrina), v. 29, n. 2, p. 279-298, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/39139. Acesso em: 01 jun. 2025.

CRUTZEN, Paul, J. The “anthropocene”. J. Phys. v. IV, n. 12, p. 10-1, 2002. DOI: https://doi.org/10.1051/jp4:20020447. Disponível em: https://jp4.journaldephysique.org/articles/jp4/abs/2002/10/jp4Pr10p1/jp4Pr10p1.html. Acesso em: 24 jun. 2025.

HARRIS, Blake J. A guerra dos consoles: Sega, Nintendo e a batalha que definiu uma geração. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014.

KHALED JR, Salah H. Videogame e violência: Cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

KOLB, David. A. Experimential Learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Pearson Education, 2014.

MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design: Modelos de negócio e processos criativos: Um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

McGONIGAL, Jane. A realidade em jogo. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.

MEDINA, Bruno; VIANNA, Ysmar; VIANNA, Maurício; TANAKA, Samara. Gamification, Inc.: Como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.

MOTT, Tony. 1001 videogames para jogar antes de morrer. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

PESQUISA GAME BRASIL. Trend Report Gratuito 2021. Disponível em: https://materiais.pesquisagamebrasil.com.br/2021-painel-gratuito-pgb21. Acesso em: 01 jun.2025.

REIS, Diego Geovan dos; BAPTISTA, Leandro.

Economia baseada em recursos: para além do paradoxo da sustentabilidade. Geografia (Londrina), v. 32, n. 1, p. 219-225, fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n1p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46150. Acesso em: 01 jun.2025.

SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna. Mapa do jogo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

SCHREIER, Jason. Sangue, suor e pixels. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.

SOCHAVA, Victor Borisovich. Introdução à teoria do geossistema. Novasibéria: Nauka, 1978.

STATISTA. Games Worldwide. 2025. Disponível em: https://www.statista.com/outlook/amo/media/games/worldwide?currency=USD. Acesso em: 01 jun.2025.

VARELLA, João. Videogame, a evolução da arte. São Paulo: Lote 42, 2020.

VASCONCELLOS, Marcelo Simão de; CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAUJO, Inesita Soares de. O jogo como prática de saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018.

VIEIRA, Rodrigo Braga Fernandes; CARVALHO FILHO, Álvaro Martins de; IMBIRIBA, Kiânia Granhen; MARQUES, Igor Wagner de Andrade. Greenwashing in the global contexto: a systematic review and analysis os sustainable corporate practices. Revista Aracê, v. 6, n. 4, p. 15182-15202, 2024. DOI: https://doi.org/10.56238/arev6n4-245. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2251. Acesso em: 02 jun.2025.

WEST, Jeff Van; LANE-CUMMINGS, Kevin. Microsoft® Flight Simulator X for pilots: Real-world training. Indianapolis: Wiley Publishing, Inc., 2007.

YANAZE, Leandro; CORREGIO, Solange. Metodologias ativas: gamificação. Diadema: V&V Editora, 2022.

ZANOLLA, Silvia Rosa Silva. Videogame, educação e cultura: pesquisas e análise crítica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

Published

2025-10-18

Issue

Section

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos

How to Cite

REIS, Diego Geovan dos; BAPTISTA, Leandro. The socio-environmental issue through electronic games. Brazilian Journal of Ecotourism, [S. l.], v. 18, n. 5, p. 218–238, 2025. DOI: 10.34024/5mtkz841. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/21173. Acesso em: 5 dec. 2025.