A questão socioambiental através dos jogos eletrônicos

Autores

  • Diego Geovan dos Reis Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Leandro Baptista Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.34024/5mtkz841

Palavras-chave:

Videogames;, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo tem como foco compreender como os jogos eletrônicos podem ser utilizados para promover a reflexão acerca dos problemas socioambientais. Com uma abordagem indutiva, qualitativa, exploratória e descritiva do tema, parte-se do pressuposto que os jogos podem promover relações de causa e efeito com feedbacks automáticos que indicam o sucesso ou o revés das ações tomadas pelo jogador como resultados que podem fazê-lo refletir sobre seus impactos ambientais ou contenção dos mesmos por meio de seis jogos: Cities: Skylines, Eco, Terra Nil, Subnautica, Oxenfree e Final Fantasy VII. Os resultados indicam quais temas são trabalhados em cada um desses jogos, como podem servir para a reflexão dos seus jogadores e o potencial positivo que eles podem ser utilizados como uma ferramenta de educação ambiental para que, eventualmente, atuem como estratégias para a reflexão crítica acerca da questão socioambiental e assim, abranger a sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Diego Geovan dos Reis, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduado em Turismo pela UNICENTRO. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER. Graduado em Letras, pela UNINTER. Atualmente, professor do curso de graduação em Turismo na UNICENTRO. Possui experiência de pesquisa em estudos patrimoniais interpretativos, educação informal e fenomenologia aplicada. Seu interesse de pesquisa atual concerne à área de Geociências, especificamente Geografia Física (Geomorfologia), Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques, com ênfase nos estudos de Interpretação do Patrimônio Geológico e o ensino de Geociências. Atua também com pesquisas na área de Gamestudies por meio de abordagens geográficas representacionais e não representacionais de Ambientes Geográficos Virtuais.

  • Leandro Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008), Mestrado em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Atualmente é professor, pesquisador e extensionista na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase nos seguintes temas: GameStudies, Gamificação, Tecnologias, Educação e Interpretação do Patrimônio e; Unidades de Conservação.

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Publicado

18.10.2025

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos

Como Citar

REIS, Diego Geovan dos; BAPTISTA, Leandro. A questão socioambiental através dos jogos eletrônicos. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 5, p. 218–238, 2025. DOI: 10.34024/5mtkz841. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/21173. Acesso em: 5 dez. 2025.